Na quinta-feira (18), o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), recebeu a equipe do MG Transplantes, pela primeira vez, para uma captação de órgãos. A instituição de saúde itabirana cumpriu rigorosamente as etapas exigidas, após fechar protocolo de morte encefálica, seguindo em conformidade com a legislação federal. A atuação esteve sob a supervisão do MG Transplantes, órgão estadual responsável pela regulação dos casos de morte encefálica, e doação de órgãos.
“Essa captação ratifica as condições clínicas, técnicas e tecnológicas que o HMCC possui para dar o diagnóstico de morte encefálica, e possibilitar tais atendimentos de alta complexidade, integrando-o à rede do MG Transplantes”, ressalta Juliano Ferreira, coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Uma equipe de cirurgiões do MG Transplantes esteve presente na instituição para auxiliar na captação de córneas e rins, de um paciente o qual a família autorizou a doação.
Após a captação, os órgãos foram encaminhados para pacientes na fila de espera. “É a primeira vez, na história que uma equipe do MG Transplantes vem realizar a captação dos órgãos. Um momento de muita emoção para os colaboradores, saber que por meio dessa ação foi possível proporcionar a melhoria da qualidade de vida para outras pessoas. A agitação, a empolgação e a esperança que pairavam no ar da UTI, do bloco cirúrgico e de toda a unidade”, afirmou a enfermeira supervisora da UTI, Daniela Torres.
Deixe um comentário