“Vacina Mais Minas”: GRS mobilizou 27 cidades. Itabira prepara dia D neste sábado (20)

Crédito: Flávio Samuel/GRS Itabira

Moradores de 27 cidades sob-responsabilidade da Gerência Regional de Saúde (GRS) unidade Itabira puderam atualizar seus cartões de vacinação no sábado (13). A ação faz parte da estratégia “Vacina Mais Minas”, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Alguns municípios tiveram datas diferentes, como é o caso de Bela Vista de Minas e Santo Antônio do Rio Abaixo, que adiantaram suas atividades para o dia seis de abril, e também, Itabira e Santa Bárbara, que realizarão no próximo sábado (20).

Crédito: Flávio Samuel/GRS Itabira

Para evitar doenças preveníveis, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), doses de imunizantes que devem ser administradas no momento certo para o público-alvo. As vacinas garantem a saúde de forma individual e coletiva, diminuindo a ocorrência de várias doenças e garantindo que outras, que estavam controladas ou erradicadas, voltem a adoecer a população. A imunização é importante e previne contra os vírus respiratórios que geralmente começam a circular entre maio e julho.

Crédito: Flávio Samuel/GRS Itabira

Foi observada uma antecipação da circulação viral, e a estratégia do Ministério da Saúde (MS) de antecipar a campanha foi importante para que a população esteja protegida, antes do período sazonal. “O Dia D é uma excelente oportunidade para que os grupos prioritários compareçam às unidades de vacinação, inclusive para os pais que trabalham em horário comercial, por exemplo, e não conseguem levar os filhos para vacinar durante a semana”, destacou Aline Graziele Fernandes Martins da Costa, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da GRS Itabira.

Crédito: Flávio Samuel/GRS Itabira

A referência técnica em Imunização da GRS, Marcella Cristina Silva Braga, disse que o objetivo é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários. Os grupos prioritários são: crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, e povos indígenas. A campanha segue até o dia 31 de maio. A vacina previne contra os principais vírus da gripe: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. “A proteção só ocorre de duas a três semanas após a aplicação da dose, por isso, se vacinar o quanto antes”, explicou Marcella Braga.

Crédito: Flávio Samuel/GRS Itabira

Itabira

Em Itabira o calendário prevê para dia 20 de abril, abrir todas as 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de vacinação extramuro, que ocorreu nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) entre os dias 15 a 19 de abril. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a imunização  é considerada a melhor estratégia de prevenção. “O objetivo é reduzir complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus”, disse Ariana Gabriela Ribeira Duarte, diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS.

UBS Bela Vista

A meta do município é vacinar, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação contra influenza. “Acreditamos que a vacinação extramuro é a estratégia mais eficaz nesse momento de recusa vacinal. Já nos primeiros dias da campanha começamos com essas ações”, finalizou Ariana Duarte. Até o último dia 14, a vacinação alcançou 24% do público alvo ligado a GRS Itabira, com 38.512 aplicações. Com a mobilização social, o Dia D, a vacinação extramuros, e a mobilização nas escolas, a expectativa é dobrar o percentual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *