Nos últimos dias, nova onda de calor está deixando o clima até 5 ºC superior à média histórica do período. Esta elevação pode aumentar o consumo de energia e, por isso, a Cemig destaca algumas situações para que não haja aumento no consumo, principalmente, com a utilização de equipamentos como: ar-condicionado, ventiladores, umidificadores e climatizadores. De acordo com setor de meteorologia da empresa, a semana começa com predomínio de sol em grande parte de Minas Gerais. Áreas de instabilidade influenciam o tempo no Estado, e, a de segunda-feira (18), tempestades isoladas se formam.
Contudo, o calor continua intenso e as temperaturas atingem valores de pelo menos 34°C na maior parte do Estado. As temperaturas devem diminuir a partir de quarta-feira (20) com avanço de uma frente fria. “Para as residências, existem dois modelos. O do tipo janela, menos eficiente, e o split. Na aquisição de qualquer um, deve-se dar preferência aqueles de etiqueta que indique o consumo anual provável, e multiplicar pela tarifa de energia. O consumidor terá ideia do quanto cada equipamento gastará, pois esse consumo foi padronizado para uma utilização típica”, afirma o engenheiro de Eficiência Energética da Cemig, Thiago Batista.
O profissional lista outras dicas no uso adequado dos aparelhos de ar-condicionado. “É importante manter o ambiente fechado. Colocar cortinas ou persianas para evitar a incidência de luz solar, manter a temperatura em 23/24ºC (temperatura de conforto). As ações contribuem para a utilização de forma consciente e aproveitando seus benefícios”, afirma. Entre as alternativas para aliviar a temperatura do ambiente, o ventilador é o mais popular, uma vez que geralmente é o mais em conta. Esse equipamento possui a menor potência dentre as opções. Mesmo consumindo menos energia, o cliente deve ficar alerta para o tempo de utilização.
“O consumo de energia depende de duas variáveis: potência dos equipamentos em watts (W) e tempo de utilização. Para utilizar corretamente a energia, deve-se atuar nessas duas variáveis. Mesmo que o ventilador tenha potência menor, se ficar por um longo período, poderá haver aumento na conta. No uso do ventilador, o cliente deve deixar a casa o mais aberta possível, para que o ar circule justamente o contrário do ar-condicionado”, explica o engenheiro. Estudos indicam que a geladeira é o segundo equipamento que mais consome energia em uma residência, principalmente, pelo seu tempo de uso e por causa do “abre e fecha”.
Alimentos ainda quentes não devem ser armazenados no eletrodoméstico, pois isso fará o motor do refrigerador funcionar por mais tempo. Os clientes devem verificar o estado da borracha de vedação de refrigeradores e ajustem o termostato dos equipamentos, considerando que a temperatura do ambiente está alta. Se as portas não estiverem fechando corretamente, gastará mais energia para o resfriamento. “Para saber se a borracha de vedação está em bom estado, faça o seguinte teste: coloque uma folha de papel entre a porta e a geladeira, feche a porta e tente retirar a folha, se ela sair com facilidade, está na hora de trocar”, completa Thiago Batista.
Deixe um comentário