Durante as férias, muitas pessoas aproveitam para descansar, relaxar e se divertir. Contudo, esse tempo de folga pode ser uma excelente oportunidade para priorizar a saúde. O médico cardiologista da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) Milton Henriques Guimarães Júnior incentiva o “check-up de férias”, focando no cuidado do bem-estar físico e mental no descanso. Essa prática engloba avaliações médicas e de outros profissionais da saúde, exames preventivos e atenção aos cuidados pessoais, proporcionando uma visão abrangente do estado de saúde.
“A prevenção a doenças e os cuidados básicos começam por mudanças de hábitos como o não tabagismo e a prática de atividade física. É de grande importância o controle do peso, sendo que a obesidade é entendida como doença crônica, relacionada ao surgimento de hipertensão arterial, diabetes, insuficiência cardíaca e câncer,” destaca o médico. Dedicar-se à saúde vai além de uma simples tendência, sendo uma medida inteligente. Por meio de consulta e exames básicos, é possível diagnosticar doenças, possibilitando tratamentos iniciais de patologias.
Segundo o cardiologista da FSFX, elementos básicos contribuem para uma boa saúde: controle da pressão arterial, glicemia e colesterol. Manter a pressão arterial próxima a 120x80mm/Hg é fundamental para prevenir doenças cardiovasculares, especialmente o Acidente Vascular Cerebral (AVC), Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), insuficiência cardíaca e doenças renais. A recomendação é que pessoas a partir de 35 anos que apresentem fatores de risco, busquem avaliação médica, de maneira individualizada para traçar uma estratégia de diagnóstico, tratamento e prevenção.
Para a prevenção das doenças oncológicas, há recomendações específicas. Para as mulheres a partir dos 40 anos, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM)recomenda a mamografia a cada doze meses, visando ao diagnóstico precoce e à redução da mortalidade diante do câncer de mama. As doenças infecciosas também são preveníveis por meio da vacinação. A pneumonia, por exemplo, pode ser evitada com a imunização contra a gripe, a vacina contra pneumococo, uma das principais bactérias que causam essa doença, e a imunização contra o coronavírus.
Deixe um comentário