A Companhia Energética do Estado de Minas Gerais (Cemig) informou através de nota distribuída para imprensa na tarde desta sexta-feira (12), o motivo da alternância na rede de distribuição de energia elétrica da estatal mineira. A oscilação foi percebida em pelo menos cinco cidades.
Conforme comunicado oficial, um toque acidental de pássaro na estrutura da subestação Itabira Dois, por volta das 11h, causou falta de energia na cidade, e em outros quatro municípios: Santa Maria de Itabira, Itambé do Mato Dentro, Passabém e São Sebastião do Rio Preto.
“Imediatamente após o início da ocorrência, equipes da Cemig começaram a atuar para providenciar o restabelecimento da energia aos clientes afetados no menor tempo possível,” diz a nota da Cemig. No entanto, consumidores se queixaram de oscilação na oferta da energia elétrica.
No final da manhã da mesma data, conforme e empresa, mais de 70% dos clientes afetados tiveram a rede de fornecimento reestabelecida pela estatal. “O serviço foi concluído e todos os consumidores tiveram o fornecimento normalizado por volta de 14h30,” afirma a empresa.
Conforme técnicos do segmento, oscilações de energia são variações repentinas na tensão ou na frequência da corrente elétrica. Elas podem ser causadas por uma variedade de fatores, incluindo: problemas na rede elétrica, falhas em equipamentos, sobrecargas ou distúrbios naturais.
Deixe um comentário