Indicador de Registros de Inadimplentes recua

O número de registros de inadimplentes recuou 0,9% em outubro contra o mês anterior, segundo dados dessazonalizados da Boa Vista, que abrangem todo território nacional. O resultado ocorre após a queda de 3,0% em setembro e contribui para o recuo de 4,1% do indicador no trimestre móvel encerrado em outubro, contra o trimestre imediatamente anterior, na série dessazonalizada.

Na série de dados originais o número de registros também ficou no campo negativo, caindo 12,9% em outubro na comparação interanual e finalizando o trimestre móvel com retração de 4,4% contra o mesmo período do ano passado. Já o crescimento do indicador na análise acumulada em 12 meses continua desacelerando, passando de 13,7% em setembro para 10,3% na aferição atual.

“Este foi o quarto recuo consecutivo, algo que já era esperado em função da melhora observada mês a mês. A taxa de desemprego, por exemplo, continua recuando e os dados, de modo geral, têm até surpreendido o mercado, uma vez que essa resiliência do emprego não tem exercido pressão sobre a inflação e gerado dúvidas sobre qual seria a taxa neutra de emprego para a economia”, avalia Flávio Calife, economista da Boa Vista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *