Maioria dos brasileiros consomem conteúdos digitais

Rafaela Lomanco

Aprender uma nova língua, saber desenvolver peças de artesanato ou até uma nova profissão, de onde a pessoa estiver e no horário mais propício para ela. Os cursos on-line tiveram grande boom na pandemia e ganharam os gostos dos brasileiros. Uma pesquisa realizada pela Hotmart, empresa global de tecnologia e líder em negócios digitaisa maior plataforma de cursos on-line da América Latina, junto à Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV-ECMI), mostrou que 79% dos brasileiros estão consumindo algum conteúdo produzido por criadores de conteúdo e influenciadores digitais em 2023.

A pesquisa mostrou também que, somente em 2022, o número de compradores de produtos digitais do mercado brasileiro ultrapassou 20 milhões de pessoas. Desses, mais de 60% já tinham adquirido um produto digital antes. A pesquisa E-commerce Trends 2024 reforça esse comportamento crescente de consumidores no mercado de negócios digitais e, especificamente, de infoprodutos, mostrando que 28% dos entrevistados afirmam que compraram cursos, capacitações e consultorias online nos últimos seis meses. Apenas essa categoria de “cursos, capacitações e consultorias” aumentaram 18 pontos percentuais na comparação entre 2022 e 2023.

Uma delas é Rafaela Lomanco, que está fazendo três cursos on-line concomitantemente: um sobre espiritualidade, outro sobre autoconhecimento, e um profissional. “A comodidade e o custo-benefício de se fazer cursos on-line são muito maiores. Os cursos que estou fazendo são todos de fora de Nova Friburgo, onde moro. Se não tivessem on-line, eu teria que me deslocar, pagar transporte, hospedagem e refeições e gastando muito mais. Além disso, tem a comodidade de fazer em casa, na hora que eu tenho disponibilidade. Eu comecei na pandemia e, com certeza, continuarei a consumir os cursos on-line”, explicou ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *