Itabira é a 52ª cidade do Estado ao contar com o chatbot “Chame a Frida”

Fonte: Reprodução Site Prefeitura de Itabira

O chatbot para aplicativos de troca de mensagens virtuais é como um robô que conversa automaticamente com os contatos, para atender demandas e encaminhar ações, alguns para atendimento humano. Para ampliar as ferramentas de atendimento a mulher vítima de violência, a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG) implanta na Delegacia Regional o “Chame a Frida”, através do número (31) 99398-6100, 24h/dia, e considerando os riscos para a vítima.

Fonte: Reprodução Site Prefeitura de Itabira

O atendimento faz contato por meio de mensagens, atuando como reforço no enfrentamento à violência. A Polícia Civil com o apoio da Prefeitura de Itabira lançou o projeto. Esse sistema funciona através de uma atendente virtual, programada para recolher dados informados pelas vítimas e responder aos comandos digitados na tela de conversa com as orientações. O chatbot direciona o atendimento, ou aciona policiais para irem ao encontro presencial.

Fonte: Reprodução Site Prefeitura de Itabira

Através da denúncia, é possível agendar horário para ir à unidade policial, programar a realização de exame de corpo de delito, obter informações sobre a Lei Maria da Penha, medidas necessárias em caso de violência, além de orientações de procedimentos. Sempre que necessário, a mulher é direcionada a falar diretamente com a PCMG. O “Chame a Frida” foi criado pela escrivã Ana Rosa Campos durante a pandemia, e já recebeu diversos prêmios.

Ana Rosa Campos e Marco Antônio Lage. Fonte: Reprodução Site Prefeitura de Itabira

“O Chame a Frida começou em Manhuaçu. Depois de produzir excelentes resultados em pouco tempo, evitando e combatendo a violência doméstica e principalmente o feminicídio, foi implementado em outras cidades. Toda vez que a ferramenta chega em uma cidade nova é uma emoção que não cabe no peito. O silêncio também mata e não denunciar nunca é uma alternativa possível”, destacou Ana Rosa, dia 24 de novembro, lançamento da iniciativa.

Fonte: Reprodução Site Prefeitura de Itabira

Nesta oportunidade estavam: o prefeito Marco Antônio Lage, o delegado regional de Itabira em exercício Diogo Luna Moreira; e o chefe do 12° departamento de Polícia Civil, delegado-geral, Gilmaro Alves Ferreira. Ao todo, o “Chame a Frida” já atua em 52 municípios, e em Itabira, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cream), e Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *