No dia 30 de novembro, será oficialmente apresentado o plano “Itabira Sustentável”

Foto: Reprodução Site Itabira Sustentável

Detalhes no site sustentavel.itabira.mg.gov.br

A Prefeitura de Itabira apresenta, na próxima semana, o “Itabira Sustentável”, plataforma que reúne 61 projetos que vão preparar o município para o futuro pós-mineração. Construído desde o primeiro ano da atual gestão, com auxílio direto de uma consultoria internacional, o plano perpassa a vigência desta administração, e estabelece programas de curto, médio e longo prazo, em áreas estratégicas para a estruturação e desenvolvimento social e econômico.

Dois momentos importantes dia 30 de novembro. No primeiro 15h no auditório do Centro Universitário UniFuncesi, a Prefeitura de Itabira e a Vale assinam o Acordo de Cooperação Técnica para elaboração, implementação e formação da estrutura de governança do “Itabira Sustentável”. Posteriormente, às 18h30, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) a realização de reunião pública para apresentação dos projetos à comunidade.

Foto: Reprodução Site Itabira Sustentável

O “Itabira Sustentável” é fruto de um diálogo do Poder Executivo Municipal e Vale, que custeou a empresa de consultoria especialista em projetos de desenvolvimento sustentável pelo mundo. Os trabalhos começaram em 2021, com encontros, definição de metodologia, escuta estratégica, seleção dos projetos e seu detalhamento. Houve discussões em grupos temáticos com entidades da sociedade civil. O resultado considerou vários fatores sociais.

Foto: Reprodução Site Itabira Sustentável

“O Itabira Sustentável nasce a partir da urgência pelo fim da mineração, mas foi construído com todo cuidado necessário. Estamos falando de um plano que vai preparar a cidade para o seu momento mais decisivo. Por isso procuramos a Vale, propusemos essa construção em parceria e tivemos a aceitação por parte da empresa. Temos a exata noção de que estamos propondo um planejamento histórico, não só pela própria necessidade, mas por sua amplitude e sua capacidade de transformação”, afirmou o prefeito, Marco Antônio Lage.

Foto: Arquivo

“A Vale, como uma das principais interessadas em deixar um legado sustentável para Itabira, é uma das entidades que compõe o comitê tripartite, que tem como objetivo fundamental a abertura para a participação social e o empoderamento do município. A companhia tem feito investimentos consistentes, como a ampliação da Unifei e apoio à instalação do curso de Medicina”, reforça Marcelo Klein, diretor de gestão de territórios da Vale.

Alguns projetos já estão em andamento: as fábricas sociais para produção de uniformes, fraldas e absorventes; construção dos novos prédios da Unifei; requalificação do Centro Histórico e de construção do novo Distrito Industrial; duplicação de rodovias; e a Faculdade de Medicina. Todos os 61 projetos estão divididos em 15 eixos estratégicos, estruturados a partir das potencialidades de Itabira para o desenvolvimento econômico e social.

Foto: Arquivo

“A criação do Comitê Gestor Tripartite, nessa etapa é um passo importante na incorporação de diversos setores da sociedade civil de Itabira. Desta forma, assegura-se a representatividade de áreas distintas, possibilitando maior engajamento de diversas áreas no planejamento e execução dos projetos que virão tornar Itabira uma cidade sustentável e melhor para se viver”, disse o secretário executivo do “Itabira Sustentável”, José Maciel Paiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *