FSFX: “Novembro Roxo” campanha de sensibilização da prematuridade

Foto: FSFX

Despertar a atenção para a importância da prevenção dos partos prematuros e os cuidados com mães e bebês nascidos de forma antecipada: a campanha “Novembro Roxo” é apresentada anualmente, de forma global, com o objetivo de promover a conscientização e o entendimento sobre a prematuridade. No dia 17 de novembro é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade, em alusão à causa. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nascimento prematuro é a maior causa de mortalidade infantil no Brasil e o país ocupa a 10ª posição do ranking mundial com o maior número de bebês que nasceram de forma precoce.

O Hospital Márcio Cunha (HMC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX) tem nas ações contínuas da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica, a responsabilidade de assegurar um ambiente de acolhimento com os devidos cuidados para mãe e filho. Dos 20 leitos disponibilizados da unidade, 15 são para atendimentos neonatais, além de mais 15 leitos de unidade de cuidados intermediários e cinco leitos de unidade “canguru” (acolhendo a mãe e o filho, permitindo o contato de pele entre eles). O HMC celebra o crescimento no aumento da sobrevida de prematuros.

“O bebê prematuro extremo precisa de ajuda para a maturidade pulmonar, para estabilizar a pressão sanguínea, para a evolução do trato gastrointestinal, entre outros cuidados. No HMC, uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e farmacêuticos clínicos realizam os cuidados necessários, 24 horas por dia”, ressalta a médica neonatologista do HMC, Vanessa Menezes Azevedo. Ela destaca que o objetivo da UTI Neo Natal é oferecer um ambiente seguro que proporcione crescimento e desenvolvimento aos bebês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *