Concerto do Grupo de Percussão da Orquestra Filarmônica de Minas

Grupo de Percussão da Filarmônica. Foto: Vinicius Correia.

O Grupo de Percussão da Filarmônica de Minas Gerais, formado pelos percussionistas Rafael Alberto, Daniel Lemos, Sérgio Aluotto e Hilvic González, se apresenta quinta-feira (16), às 19h e às 20h30, no projeto Música de Câmara. As duas sessões serão realizadas no Auditório do Memorial Vale. No repertório, obras de Steven Reich (Music for pieces of wood), Nebojsa Jovan Zivkovich (Trio Per Uno: Meccanico), Peter Garland (Apple Blossom), Leonardo Gorosito (Fandangueiro) e Ney Rosauro (Mitos Brasileiros).

A entrada é gratuita, sujeita à lotação da sala. Os ingressos, um par por pessoa, deve ser retirado no dia do concerto, uma hora antes de cada apresentação, no Memorial Vale. A capacidade do espaço é de 82 lugares. O Memorial Vale apresenta sábado (18), às 16h, a peça “Cena Corpo Preto Surdo: Louvação as Ayabas”. A montagem inaugura em Belo Horizonte uma nova linguagem musical e teatral, trazendo aos palcos uma acessibilidade plena tendo a surdez e a poesia corporal de Libras como meio de apresentar a beleza de matriz africana.

Luciomar de Jesus, escultor congonhense conhecido como Santeiro, estará no Memorial Vale no dia 18 de novembro, sábado, às 11h, com a ação “Santeiro: ofício além da matéria”. O escultor autodidata, conhecido por desmistificar o ser humano por trás do gênio Aleijadinho, realizará uma escultura ao vivo enquanto compartilha experiências com o público. Passando por contextos históricos na arte do santeiro, o artista irá criar um santo de roca que passa por vários processos de transformação e ressignificação.

A programação do Memorial Vale que celebra o mês da Consciência Negra apresenta o show “Sangria Desatada”, de Augusta Barna. A artista, que tem conquistado a cena de Minas Gerais e segue como nome promissor da nova geração de artistas da MPB, irá se apresentar no domingo, dia 19 de novembro, às 14h. O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. O espetáculo faz parte da programação especial em celebração ao Mês da Consciência Negra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *