Comportamento distraído e agitação excessiva pode ser hiperatividade infantojuvenil

Foto: Pritt

A falta de atenção e a hiperatividade na infância são comportamentos que prejudicam as atividades cotidianas das crianças, principalmente em suas interações dentro de casa e no ambiente escolar. Identificar os sinais que levam a criança a apresentar agitação excessiva e ausência de foco não é uma tarefa fácil. Existem sinais indicadores importantes: dificuldade da criança em seguir instruções simples, dificuldade de permanecer concentrada em uma atividade por um período razoável, impulsividade e compulsividade, dificuldades no sono, distração, aversão a exercícios e atividades que exijam maior atenção.

“Vale ressaltar que esses aspectos prevalecem de forma combinada. Tais sintomas podem ser indicativos de outras características do desenvolvimento cognitivo e biopsicossocial da criança. Portanto, a abordagem única pode não ser assertiva e suficientemente adequada. A avaliação por uma equipe multidisciplinar é essencial para uma análise completa, com estratégias personalizadas que atendam às características específicas dessa criança, levando-se em consideração seus interesses e a forma como ela aprende”, explica o pedagogo e especialista em Psicopedagogia e Análise de Comportamento Aplicado, William Samuel dos Santos.

Para conhecer melhor a causa desse comportamento, é necessário analisar o contexto e ambiente em que a criança está inserida, bem como em que circunstâncias a desatenção e/ou agitação é observada com maior frequência. Crianças com déficit de atenção e hiperatividade necessitam de uma abordagem de ensino personalizada, pautada pela sensibilidade, acolhimento, afetividade, escuta ativa e ludicidade. Assim como o cuidado com o lado psicopedagogo que tem a orientação de um profissional qualificado, há marcas como a Pritt, que apresentam em seu portfólio produtos que ajudam no desenvolvimento artístico de uma criança.

O uso da cola, por exemplo, para realizar trabalhos escolares, recorte e pintura, é uma maneira de se criar estímulos. Ambientes organizados, sem barulho e com o mínimo de distrações e estímulos ajudam a reduzir a instabilidade ou a ansiedade da criança. Estabelecer rotinas e criar combinados sobre as atividades fixas da criança por meio da previsibilidade são fatores primordiais para que ela tenha maiores respostas. O cuidado com o lado psicopedagogo que tem a orientação qualificada para estimular a criatividade, a concentração, entre outras competências socioemocionais do universo infantil.

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