O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Itabira foi criticado por supostamente não atender paciente oncológico. Na tarde desta terça-feira (7) em nota oficial, a Prefeitura de Itabira se manifestou. “Com relação à manifestação do presidente da Câmara, Heraldo Noronha, a respeito de uma possível desassistência do Samu, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que está acompanhando junto ao Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), responsável pelo serviço,” diz o comunicado.
Segundo a coordenação do Samu, no primeiro contato feito com a central de regulação. O solicitante apenas informou que a paciente estava com dores abdominais, sem qualquer outro detalhe sobre o quadro de saúde. O médico regulador optou por não encaminhar a ambulância. Em uma segunda ligação foi detalhado que a paciente está em tratamento oncológico, e que tem ido ao Pronto Socorro Municipal de Itabira (PSMI) com frequência. Assim, o socorro ocorreu de imediato.
“Todas as ligações para o Samu são registradas, gravadas e ficam à disposição de órgãos de regulação e posteriores averiguações. A SMS ressalta a importância de um relato completo ao médico regulador durante os acionamentos do Samu. É fundamental que sejam informados dados como endereço correto e completo, gênero, idade, peso, comorbidades, sinais e sintomas de alarme, dentre outros. Esse quadro é essencial para um atendimento correto e no menor tempo possível,” finaliza a nota.
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