A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) recebeu, em outubro, visitantes do Instituto de Engenharia de Perfuração e Fluido de Minas da Technische Universität Bergakademie Freiberg (ALE), instituição pública de ensino focada em tecnologia. O evento foi organizado pelo professor Andreas Nascimento, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM), e a delegação foi recebida pelos professores Edson da Costa Bortoni, reitor; e Tales Cleber Pimenta, diretor de Relações Internacionais. Unifei e a instituição possuem um acordo de cooperação de foco técnico-científico e em mobilidade vigente desde abril de 2023, que permite a troca de experiências e o intercâmbio de conhecimento entre os estudantes e servidores de ambas as instituições e oportuniza espaço para capacitação docente, além de estreitar relações com grandes corporações técnico-científicas e acadêmicas estrangeiras.
Entre os visitantes estavam o professor Matthias Reich, chefe da Cátedra de Engenharia de Perfuração e coordenador acadêmico do acordo de cooperação; a pesquisadora assistente em Engenharia de Perfuração Dra. Silke Röntzsch, e alunos da ênfase de Engenharia de Petróleo, Christian Gläser, Jona Wabner, Lars Ewert e Telma da Silva, que, eventualmente, poderão pleitear intercâmbio para a Unifei. Os professores Bortoni, Tales e Andreas recepcionaram os visitantes com uma breve apresentação sobre a Unifei e os projetos nela desenvolvidos, destacando a recente inauguração do Centro de Hidrogênio Verde (CH2V). Os integrantes da universidade alemã se mostraram entusiasmados e interessados pelas atividades desenvolvidas na Universidade, em especial as dos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica, como a Uai!rrior e a Black Bee Drones.
Os professores Marcos Aurélio de Souza, Luiz Fernando Barca e Marcelo José Pirani e estudantes que integram o núcleo estudantil da Society of Petroleum Engineers (SPE) na Unifei, acompanharam os visitantes durante sua passagem pelo Núcleo de Separadores Compactos (NUSEC) e também pelo Centro Tecnológico para o Pré-sal Brasileiro (CTPB), que fica na área de expansão da Universidade. Os visitantes puderam conhecer melhor as estruturas da Universidade, como seus laboratórios, blocos e áreas de convivência. Também lhes foram apresentadas as oportunidades para intercâmbio, desenvolvimento de projetos conjuntos, além das iniciativas em ações envolvendo o setor energético e áreas afins. O engenheiro Jose Francisco Toesca Baldassim, ex-aluno da instituição, apresentou iniciativas de perfuração e performance operacional.
Deixe um comentário