Como evitar a sobrecarga emocional que pode comprometer o desempenho no Enem

Imagem: Freepik

A maratona de muitos jovens que se preparam há meses para o Exame Nascional do Ensino Médio (Enem) está quase no fim, mas a proximidade das provas começa a deixar muitos estudantes nervosos e inquietos. A ansiedade, o medo, a insegurança e a autocobrança são alguns dos fatores que podem prejudicar a concentração, a memória e a confiança do candidato. De acordo com Gisele Garcez, professora de língua portuguesa, embora o domínio dos conteúdos seja fundamental, a preparação para o Enem não se resume a uma carga horária de estudos intensivos.

“O equilíbrio emocional e a confiança no próprio potencial são elementos determinantes para enfrentar os desafios do exame. É claro que, sem um estudo organizado, dificilmente o estudante conseguirá atingir uma nota satisfatória. Mas existem fatores não palpáveis que devem ser levados em conta, como as habilidades socioemocionais. A resiliência, por exemplo, permite que os jovens superem essas adversidades”, destacou a educadora. Segundo ela, se engloba a compreensão e o controle das emoções, a capacidade de automotivação, resiliência, autogestão e tomada de decisões conscientes.

Nem sempre é fácil para os jovens, imersos em extensas horas de preparação, aulas e estudos, alcançar esse equilíbrio emocional. Carlo Roesner, professor de biologia afirma que é importante que o estudante busque apoio de familiares, amigos, professores ou até mesmo de profissionais de psicologia para desabafar, trocar experiências. “É fundamental cuidar da saúde mental antes e depois do exame, procurando formas de reduzir o estresse e manter o equilíbrio emocional. As atividades de lazer podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades sociais e aumentar a autoestima”, alerta.

Os professores separaram algumas dicas para os estudantes colocarem em prática e que podem ajudar nesse período: fazer um cronograma realista: não tente estudar mais do que consegue. Determinar prioridades: concentre-se nos conteúdos que precisam de mais urgência. Evitar distrações: desligue o celular, o computador e a televisão durante os estudos. Fazer pausas regulares: levante-se e movimente-se a cada 20 ou 30 minutos. Dormir bem, pelo menos 8 horas por dia, para descansar o corpo e a mente. Praticar atividades físicas regularmente. Alimentar-se de forma saudável, evitando excessos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *