Especialista sugere dicas sobre sustentabilidade do negócio

.

Susi Uhren

Ausência de uma gestão consciente em empresas afeta diretamente o meio ambiente, e pode resultar em prejuízos financeiros. Em tempos de preocupação ambiental, medidas voltadas ao gerenciamento de resíduos sólidos tornam-se imprescindíveis nas pequenas, médias e grandes empresas. Segundo dados da Associação Brasileira De Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), a produção de resíduos sólidos urbanos alcançou 81,8 milhões em 2022, resultando em uma diminuição expressiva de 852,7 mil toneladas em relação ao ano anterior.

O número de rejeitos coletados no ano passado, chegou a 76,1 milhões, equivalente a 93% de lixo coletado. A má gestão dos mesmos também pode causar multas e até mesmo paralisações, o que preocupa os gestores. Práticas sustentáveis contribuem para a preservação do meio ambiente, englobando diferentes aspectos cotidianos. A geógrafa, especialista em Gestão Ambiental e fundadora da Singular Ambiental, Susi Uhren, pontua algumas importantes ações para empresas, e até mesmo startups pode adotar, para se tornar um empreendimento sustentável.

“É preciso que os dirigentes da empresa reconheçam e aceitem essa necessidade, além de entenderem que todo tipo de negócio pode e deve ser sustentável ambientalmente. Projetos ambientais com o intuito de tornar a empresa sustentável só se tornarão realidade se tiverem o comprometimento da alta direção da empresa. As atividades empresariais produzem muitos impactos ambientais negativos e, tais impactos precisam ser administrados de modo que sejam suprimidos ou amenizados ao máximo. Sem esse controle, a natureza e nós próprios estaremos sujeitos à degradação,” disse Susi Uhren.

A adaptação ao movimento, antes de tudo, deve partir da nossa individualidade. No dia-a-dia, atitudes em prol do meio ambiente devem ser tomadas desde os pequenos detalhes, como o descarte correto de resíduos contaminados, até os grandes, como a adaptação de maquinários poluentes por tecnologias sem impacto ambiental. Presente em todos os setores, a empresa apresenta estratégias ambientais de descarte de resíduos, coletas de recicláveis e projetos educacionais através de cursos, palestras e orientações sobre gestão e consciência ambiental.

“Planos e projetos sustentáveis devem ser delineados com o objetivo de alcançar a Sustentabilidade Ambiental Corporativa. Atuações empresariais que intencionam ser sustentáveis precisam adequar suas atividades para compor os três fatores fundamentais: econômico, social, ambiental. A falta de qualquer um ou a ausência de programas de conscientização impacta negativamente a implantação dos projetos. Empresas sustentáveis ambientalmente são saudáveis e têm um papel fundamental em transmitir e incutir o crescimento econômico,” aponta a especialista em Gestão Ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *