Os diretores do Sindicato Metabase se reuniram mais uma vez com representantes da mineradora Vale para discutirem, em terceira rodada de negociações, dia 17, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), monitorando as condições laborais na empresa, por meio da montagem de pauta, e apresentadas as necessidades do empregador e dos colaboradores. Desde a primeira rodada dia três de outubro, a Vale, segundo o Metabase Itabira, não teria apresentado proposta, supostamente alegando dificuldades relacionadas ao plano de saúde, devido a reajustes nos serviços privados neste segmento, Participação dos Lucros e Resultados (PLR), com os trabalhadores alcançando frequentemente a meta estabelecida, constante aumento de custos operacionais, e o pagamento de insalubridade.
Na maioria dos casos, as empresas pagam percentual baseado no salário mínimo e na Vale, este valor é baseado no piso salarial da própria mineradora. “O Metabase apresentou sua pauta de sugestões que centenas de trabalhadores têm apresentado por solicitações ou reclamações. A diretoria fiel à sua missão e dever na representação nesta negociação, elevou o tom e pautou os principais temas que são interessantes. A categoria tem participado ativamente com sugestões e interações e junto ao sindicato, apresentou as suas reivindicações. Isso porque, a Vale, até então, tem tentado prevalecer somente com a sua pauta, na intenção de manter o arrocho e reduzir benefícios. Insisto que não aceitaremos isso”, disse André Viana, presidente do Sindicato Metabase.
Flávio do Carmo, vice-presidente da instituição sindical apresentou os principais pontos enviados pelos trabalhadores: reajuste salarial, PLR, discussão da cartela de benefícios, debate de todas as cláusulas existentes, indicações da pauta geral de reivindicação desta categoria, plano de saúde AMS (Assistência Médica Supletiva), manutenção e melhorias nas novas conquistas, inclusive para atenção ao TEA (Transtorno do Espectro Autista). “Apesar da atuação e insistência da diretoria, a Vale insistiu em sair da reunião sem nenhuma proposta apresentada. Apesar da postura da empresa, o Sindicato fez toda sua defesa e apresentação, que foi encaminhada aos representantes da Vale,” disse Flávio. Ele confirmou a quarta rodada de negociações no dia 24 de outubro, 9h30.
Deixe um comentário