Doenças sazonais infectocontagiosas precisam de medidas preventivas

Crédito: Freepik

Com a primavera, muitas pessoas anseiam por dias mais ensolarados e temperaturas amenas. No entanto, essa estação tão esperada também traz consigo a possibilidade de várias doenças sazonais que merecem nossa atenção, principalmente com a chegada do El Niño 2023. Do ponto de vista epidemiológico, essas variações de clima são um desafio global pelas alterações de uma série de exposições da população a diferentes fatores de risco. Causadas principalmente por alérgenos, microrganismos e mudanças climáticas, é comum o aumento da incidência de doenças típicas desta estação, como: catapora, sarampo, caxumba, evitáveis por vacinas e, ainda, conjuntivite, rinite alérgica, asma, entre outras.

“Alérgenos de pólens liberados no ar provocam sintomas quando entram em contato com a mucosa das vias respiratórias e conjuntiva de pessoas previamente sensibilizadas, causando irritação nos olhos, nas mucosas nasais e na garganta. Esse processo ocorre devido às variações de temperatura e umidade, permitindo que os vírus e as bactérias encontrem condições ideais para se propagarem e se multiplicarem, aumentando assim o risco de infecções”, explica a infectologista Ana Rosa dos Santos. Além de conservar os ambientes sempre limpos, arejados e livres de ácaros e poeira para evitar crises respiratórias, especialistas também destacam a importância da prevenção das doenças infecciosas.

“As vacinas continuam sendo a forma mais eficaz para evitar doenças e, para algumas, são a única forma de prevenção, podendo, inclusive, evitar complicações e amenizar a evolução do quadro clínico. Esta é uma enfermidade de extrema gravidade, que causa complicações que debilitam consideravelmente o organismo, com queda da imunidade. Isso resulta no aumento de infecções secundárias, como diarreia, pneumonia e encefalite, problemas que, anteriormente à introdução da vacina na década de 1960, eram mais frequentes nas crianças”, defende a médica Ana Rosa.  A caxumba é mais uma doença que surge nesta época, transmitida pela via respiratória e altamente contagiosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *