Saiba como deve ser o consumo seguro e eficiente de energia elétrica

A Cemig é responsável por fornecer energia elétrica para mais de nove milhões de clientes em Minas Gerais. Por isso, é importante que todos estejam cientes de dois temas essenciais relacionados ao fornecimento de energia: a segurança em relação à eletricidade e o uso consciente desse recurso fundamental para a sociedade. Dessa forma, a companhia esclarece alguns pontos para que os clientes possam tomar decisões com base em informações concretas sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica: por exemplo, o uso de equipamentos elétricos durante tempestades atrai não raios.

Também, o conceito de que vários aparelhos ligados em uma mesma tomada, por meio de equipamentos como ‘benjamim’ ou ‘T’, aumentam o consumo. “Trata-se de um mito, pois o eventual consumo de energia em função do uso destes dispositivos é praticamente desprezível. Porém, o acúmulo de aparelhos na mesma tomada pode resultar em sobrecarga e provocar até mesmo um incêndio. A quantidade de mitos circulando em torno do consumo de energia muitas vezes deixa a população confusa sobre o que é verdadeiro ou falso,” comenta Thiago Batista, engenheiro de Eficiência Energética da Cemig.

O ferro de passar roupas possui potência elevada e, portanto, pode consumir muita energia elétrica. Outros equipamentos que devemos ter atenção ao uso são: geladeira, ar-condicionado, máquina de lavar e a iluminação. Tomada quente é sinal de alerta? Verdade. A tomada aquecida merece atenção especial, já que além de desperdício de energia elétrica, também indica a possibilidade de incêndio. Secar roupas e panos atrás da geladeira aumenta o consumo de energia. O chuveiro gasta muita energia?  Mito. O que determina se um aparelho gasta mais energia ou não é sua potência, e o tempo de uso do equipamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *