![](https://euclideseder.com.br/wp-content/uploads/2023/09/Centro-de-Hidrogenio-Verde-Secom-Unifei-3-300x200.jpg)
Foto: Secom/Unifei
O ministro Alexandre da Silveira de Oliveira esteve na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), dia 28, a inauguração do Centro de Hidrogênio Verde (CH2V), recebido pelo reitor, Edson da Costa Bortoni. O CH2V foi construído por meio de uma parceria com a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão de Itajubá (Fapepe) e o projeto H2Brasil, que integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e que é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e financiado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.
![](https://euclideseder.com.br/wp-content/uploads/2023/09/Centro-de-Hidrogenio-Verde-Secom-Unifei-1-283x300.jpg)
Alexandre da Silveira e Edson Bortoni. Foto: Secom/Unifei
Na inauguração do CH2V no Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG). Compuseram o dispositivo os deputados federais Odair Cunha e Rafael Simões; o prefeito municipal de Itajubá, Christian Gonçalves Tiburzio e Silva; o diretor do Projeto H2Brasil, da agência alemã GIZ, Markus Francke; o coordenador executivo do CH2V, professor Jamil Haddad, e a professora associada do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM) Lucilene de Oliveira Rodrigues Chaves. O reitor da Unifei apresentou sua mensagem as autoridades, bem como aos professores e alunos presentes. Em sua fala, o reitor destacou a importância da inauguração do CH2V no processo da atual transição energética.
![](https://euclideseder.com.br/wp-content/uploads/2023/09/Centro-de-Hidrogenio-Verde-Secom-Unifei-2-300x200.jpg)
Foto: Secom/Unifei
“A Unifei fundada em 1913, tem histórico e vocação para inovação e pesquisa. No ano que a Universidade comemora 110 anos de existência, a construção de um centro focado na produção e estudo das tecnologias envolvendo hidrogênio verde a colocará como referência na área, além de contribuir, cada vez mais, para a sustentabilidade energética e ambiental, a redução de desigualdades, a qualidade de vida e o aumento de oportunidades. Sem dúvida, o Centro de Hidrogênio Verde será uma referência nacional em produção piloto de hidrogênio verde”, disse Edson Bortoni, entendendo o compromisso com a descarbonização.
Deixe um comentário