
Foto: Divulgação
Chegamos ao Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização para o controle do câncer de mama, tumor mais incidente em mulheres no Brasil, depois apenas do tumor de pele (não melanoma). De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estão previstos 74 mil novos casos da doença por ano no país até 2025. “O diagnóstico não é uma sentença de morte. As pessoas precisam saber que o câncer de mama tem cura e a chave para o sucesso do tratamento é descobrir a doença o quanto antes”, destaca a mastologista Anna Lya Menezes Martins. O diagnostico precoce aumenta a cura em 95%.
Entre as principais estratégias de rastreamento está a realização do exame de mamografia, que pode detectar focos da doença ainda em estágios iniciais. “Realizar exames e consultas periódicas e conhecer o seu próprio corpo são essenciais quando falamos em câncer de mama. No entanto, temos que ter em mente que o cuidado e a prevenção devem fazer parte do cotidiano e integrar as escolhas realizadas diariamente”, alerta Dra. Anna Lya. Entre os principais fatores de risco estão questões relacionadas ao estilo de vida: consumo de álcool, alimentação, obesidade e sedentarismo.
Dicas de prevenção: evite o consumo de álcool, mantenha uma alimentação saudável, com alimentos naturais e variedade de nutrientes, controle o peso, pratique atividades físicas regularmente, realize consultas e exames preventivos anualmente, conheça o seu corpo e fique atenta a mudanças nas mamas e axilas, e ao identificar qualquer alteração, busque atendimento médico especializado o quanto antes. “São fatores comportamentais, ou seja, que temos controle e podemos reduzir significativamente apenas adotando hábitos mais saudáveis”, complementa a especialista.
Deixe um comentário