Projeto Acadêmico da Unifei participa de torneiro internacional de drones

Crédito: Instagram/Black Bee Drones

A equipe Black Bee Drones, um dos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), participou entre os dias 11 e 15 de setembro da International Micro Air Vehicle Conference and Competition (IMAV), torneio de drones que ocorreu na cidade de Aachen, na Alemanha. No primeiro dia de evento, aconteceram, os testes Indoor, na Derby Arena, e Outdoor, no Aldenhoven Testing Center, para que as aeronaves e os representantes pudessem se adaptar ao espaço.

Dia 12, houve a abertura oficial com o início das provas na competição indoor, em que o drone da Black Bee voou de forma autônoma e cumpriu os desafios que foram planejados pela equipe. Nessa categoria, o tempo de teste da equipe foi prejudicado por conta de fortes rajadas de vento e problemas com a telemetria do aparelho. Apesar do empecilho, o ponto positivo foi que, pela primeira vez na história, a Black Bee conseguiu apresentar um drone de asa fixa voando de forma autônoma, além do modelo “sanduíche” completamente estável.

Houve uma conferência com a Universidade Técnica de Aachen (RWTH Aachen University). No último dia, a cerimônia de encerramento e a premiação. A Black Bee Drones alcançou a terceira colocação no torneio na categoria indoor e ainda recebeu o prêmio especial da competição, por ter sido a única equipe que conseguiu voar de maneira completamente autônoma. “Não poderíamos ter alcançado esse feito incrível sem a ajuda e o apoio dos nossos membros e de todos os que estiveram ao nosso lado. Um grande agradecimento a todos que nos apoiaram ao longo dessa jornada,” publicou o projeto nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *