Mapeamento para uso do Hidrogênio Verde pela Cemig

Foto: Cemig/Adobe Stock

O Hidrogênio Verde (H2V) é considerado, por muitos especialistas, uma chave promissora para a transição energética, a descarbonização e a sustentabilidade. Buscando contribuir para o posicionamento estratégico de Minas Gerais no desenvolvimento de tecnologias para o H2V, a Cemig está executando um projeto inovador que pretende mapear as possibilidades de produção e uso do H2V no Estado. A iniciativa faz parte do Inova Cemig, o programa de inovação desenvolvido pela Companhia que executa iniciativas inovadoras, financia projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI Aneel) e acelera startups.

O objetivo do projeto, além de desenvolver uma metodologia para o planejamento estratégico do H2 Verde no contexto das empresas do setor elétrico, é a construção de um “roadmap” que irá nortear a difusão do H2V nos diversos setores produtivos das diferentes regiões do estado, considerando as particularidades dos vários segmentos. Os estudos tiveram início neste mês de setembro e a previsão é de que seja concluído no final de 2024. Para a Cemig iniciativas assim corroboram com práticas inovadoras já realizadas pela empresa, e no enfrentamento dos desafios que se apresentam no setor elétrico.

“Esse projeto compreende um panorama técnico e mercadológico, descrevendo o potencial e as oportunidades relacionados à disseminação da oferta e demanda do H2 Verde no mercado. O projeto permitirá a leitura de um cenário atual e em evolução, abordando as principais perspectivas de futuro. A vantagem de aplicar o hidrogênio é que ele não emite gases poluentes. Como combustível, seu uso pode trazer muitos benefícios para atividades de cargas mais pesadas, por exemplo, que hoje emitem uma quantidade alta de poluentes,” analisou o diretor de Estratégia, Meio Ambiente e Inovação da Cemig, Maurício Dall’Agnese.

O H2V é um subproduto derivado da eletrólise, processo utilizado para isolar o hidrogênio do oxigênio em uma molécula de água. Esse processo é feito com uma corrente elétrica oriunda de fontes de energia limpas e renováveis, como as de matriz hidrelétrica, eólica, solar ou provenientes de biomassa, por exemplo. Ou seja, o H2V é carbono zero, pois ele é obtido sem emissão de gás carbônico (CO2). Como fonte de energia renovável, o hidrogênio verde também conta com grande importância em razão de sua versatilidade, já que há a possibilidade de ser transformado em combustível ou em eletricidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *