Segue até dia 17 em Itabira, o !PULSA! com vários eventos culturais

Crédito: Danilo Candombe

O !PULSA! Movimento Arte Insurgente estreou em Itabira na última sexta-feira (8). A abertura oficial aconteceu na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) com presença de autoridades, idealizadores do evento, representantes do Instituto Cultural Vale e público. A atriz Elisa Lucinda apresentou o monólogo “Parem de falar mal da rotina”. Ao longo de todo o fim de semana, a cidade recebeu workshops, rodas de conversas, apresentações teatrais e intervenções urbanas.

Eva Gonzaga. Crédito: Divulgação

Nesta segunda-feira (11) até dia 17 de setembro, Itabira segue com as diferentes temáticas do evento. O seminário “Poéticas e políticas para um mundo mais ecológico!”, com presença da educadora e escritora paraense Márcia Kambeba; da idealizadora do !PULSA!, Andrea Duarte, com mediação do professor e pesquisador João Lucas, que se estende até terça (12), quando participam a pajé mato-grossense Mapulu Kamayura e a diretora de artes visuais da Funarte, Sandra Benites.

Crédito: Divulgação

Na terça-feira (12) e na quarta (13) na FCCDA, o pianista cubano Néstor Lombida ministra o workshop “A influência da música africana na música das américas”, a partir das 14h. Por meio de exemplos musicais, ele mostra a influência africana em diferentes estilos que simbolizam e/ou caracterizam países e regiões das Américas, incluindo os instrumentos, tratamento das sonoridades, criação de células rítmicas, além da maneira de serem tocados tanto os instrumentos ocidentais como os próprios africanos.

Crédito: Leo Lara/Universo Produção

Nas noites destas mesmas datas, 12 e 13, no teatro da FCCDA, acontece o espetáculo “Terror e Miséria no Terceiro Milênio”, do Núcleo de Bartolomeu de Depoimentos”. Inspirada em “Terror e Miséria no Terceiro Reich”, peça de 1938, do alemão Bertolt Brecht. Eles refletem sobre o nosso tempo, enquanto ensaiam confinados em um teatro que lhes serve como uma espécie de fortaleza. A peça também traça um paralelo com os anos que antecederam a segunda guerra mundial e a ascensão do fascismo e do nazismo.

 Elisa Lucinda. Crédito: Jonathan Estrella

Todas as atividades são gratuitas e ocupam diversos espaços locais: a Casa de Drummond, Casa do Brás, Escola Livre de Artes, Praça Dr. Nelson Lima Guimarães no Pará, FCCDA, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Bar da Neide no Clóvis Alvim e rua Israel Pinheiro no bairro Major Laje Cima. O !PULSA! Movimento Arte Insurgente é realizado pelo Olhares Instituto Cultural e a produtora de arte Outra Margem, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *