O acesso ao padrão de energia é fundamental para a continuidade do fornecimento

A Cemig alerta para um dos principais deveres dos seus clientes, relacionados ao padrão de entrada de energia, que é manter o livre acesso às instalações da medição. As situações em que a companhia precisa acessar o padrão estão relacionadas à necessidade de realizar periodicamente a leitura do medidor, ou ainda para fazer vistorias, inspeções e manutenções com o objetivo de garantir a segurança e a continuidade do fornecimento de energia.

Segundo Mellindre Shayenne de Carvalho Santos, analista de Proteção da Receita da Cemig, mais que um dever, o livre acesso ao padrão de energia é um procedimento que deve ser entendido pelos clientes como uma garantia do atendimento pela companhia, pois em casos de falta de energia, o padrão precisa ser acessado para a manutenção e, por questões de segurança, independentemente de onde seja o defeito, precisa ser desligado.

Foto: Divulgação/Cemig

“Muitas vezes as equipes da Cemig são chamadas para atendimentos de falta de energia, ou vão até o endereço para procedimentos de inspeção ou leitura e, ao chegarem ao local informado, se deparam com o acesso ao padrão de energia com alguma restrição, seja por entulhos, veículos, animais ou mesmo situações mais extremas, como o impedimento pelo próprio cliente, o que inviabiliza o atendimento”, conta a especialista da companhia.

Uma das consequências, nos casos de restrição de acesso ou impedimento por parte do cliente, é o desligamento da unidade, por parte da companhia, mesmo que a fatura esteja em dia. Neste caso, a religação é condicionada à regularização da situação de acesso ao padrão de energia e pagamento pelo serviço. Tais medidas estão previstas na legislação vigente, que é a Resolução 1000, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A rotina de leitura do medidor é garantia para que o consumo seja faturado corretamente. Para facilitar a compreensão do processo desde a construção do padrão até a ligação da energia, a Cemig preparou dicas práticas de como proceder. Para que a Cemig possa realizar os serviços necessários à continuidade do fornecimento, é importante que o cliente libere o acesso dos profissionais ao padrão de energia, onde o medidor está instalado, conhecido como “relógio”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *