O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) lançou terça-feira (29) a 6ª edição do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa em Belo Horizonte. Revisado periodicamente pelo IBGC, o documento é pioneiro na área no Brasil e estimula o uso consciente e efetivo dos instrumentos de governança corporativa no sentido de contribuir para o desenvolvimento sustentável das organizações. Para dar luz às definições, princípios e recomendações do código foram compartilhados casos práticos a partir da experiência de empresas locais.
“Esta edição veio de um processo estruturado de consulta a toda sociedade. Ouvimos os anseios de quem já utiliza o código e também abrimos uma audiência pública de 29 de novembro de 2022 a 10 de fevereiro de 2023. Além disso, realizamos pesquisas aprofundadas em 15 códigos de governança de outras entidades e organizações internacionais ou multilaterais, para que o nosso esteja alinhado com o que há de mais moderno no assunto e contemple todas as questões que vêm permeando atualmente o debate sobre o tema” explica Pedro Melo, diretor-geral do IBGC.
“A nova edição segue focada em apresentar as melhores práticas, mas está ainda mais inclusiva, principiológica, menos prescritiva e mais inspiradora. Para que o Código se tornasse mais acessível, algumas práticas, muito específicas para determinados tipos de organizações, foram excluídas e procurou-se enfatizar aquelas mais abrangentes, mas sem perda de conteúdo, pois essas informações já estão em materiais do IBGC que serão referenciados ou subsidiarão novas publicações”, complementa Cristiana Pereira, coordenadora responsável por revisar o Código de Práticas de Governança Corporativa.
Deixe um comentário