O celular em sala de aula, e prejuízos ao ensino

Foto ilustrativa

A tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante na sociedade moderna, e as escolas não são exceção. No entanto, enquanto muitas instituições de ensino debatem sobre a implementação de políticas antibullying e medidas de compliance escolar, a questão do uso de celulares em ambiente educacional, especialmente dentro da sala de aula, continua sendo uma preocupação. Vários fatores demonstram que o celular dentro da classe afeta o rendimento dos estudantes.

A Unesco, agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para educação ciência e cultura, apontou os riscos do uso de smartphones em sala de aula em relatório divulgado mês passado, e sugeriu que autoridades adotem medidas para evitar que a tecnologia prejudique o desempenho dos alunos nas escolas em todo o mundo. Entre os argumentos da agência, o excesso de exposição à tela afeta negativamente a capacidade de concentração e a estabilidade emocional dos alunos, além de amplificar os efeitos do cyberbullying.

O uso de celulares pode ser extremamente distrativo tanto para professores quanto para alunos. A presença constante desses dispositivos pode afetar negativamente o foco e a concentração, elementos cruciais para um ambiente de aprendizado eficaz. Antes de implementar outras medidas complexas, como políticas antibullying e de compliance, garantir um ambiente propício para a educação deve ser a prioridade. O uso indiscriminado de celulares pode, de fato, agravar o problema.

Cyberbullying é uma forma de bullying que ocorre através de meios digitais. Muitas escolas ainda estão no processo de implementar medidas de compliance eficazes. Permitir o uso de celulares sem diretrizes claras pode levar a uma série de problemas, como trapaças em testes e exames, gravação e distribuição não autorizada de material acadêmico e pessoal. Desenvolver e implementar políticas antibullying eficazes e medidas de compliance é um processo que requer tempo, esforço e recursos significativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *