Itabira recebe 2ª edição do festival gastronômico “Sabores”

Itabira terá entre 31 de agosto e três de setembro, a 2ª edição do festival gastronômico “Sabores”. Além de oficinas, aula show, espaço kids, apresentações artísticas e musicais, o evento promete consagrar o melhor pudim no concurso “Itabira mais Doce”, realização pelo Instituto Igualdade, Transformação e Inovação Social (ITI), Prefeitura de Itabira, Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), apoio educacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae) e Centro Universitário Una Itabira, com patrocínio da Construtora Vale Verde, FCT Combustion, Cervejaria Ayres e Trattoria Di Prima.

O festival gastronômico ocorre na rua Irmãos de Caux, em frente ao Instituto ITI, e com programação gratuita. Haverá atividades para as crianças e muita música. O evento tem objetivo de oferecer visibilidade a empreendedores e microempreendedores na área da gastronomia, buscando acolher as diversidades, além de, incluir Itabira no mapa de eventos gastronômicos do Estado, junto a Frente Mineira de Gastronomia. Como novidade, este ano, o evento propõe o “1º Seminário Gastronômico Sabores e Alimentação Saudável” contando com workshops e oficinas ministrados por profissionais da área gastronômica, a fim de potencializar a culinária local, para maior espaço no cenário estadual e nacional.

De acordo com o chef Rodrigo Bernardi, presidente do Instituto ITI, após o sucesso da primeira edição, o festival gastronômico “Sabores” reúne o que há de melhor da culinária, e reposiciona a cidade como referência em Minas Gerais. “Somos referência para a região e, agora com o apoio da Frente da Gastronomia Mineira, estamos em evidência no contexto estadual e do Brasil. Temos como propósito colocar o festival no calendário das pessoas e no mapa da gastronomia mineira.  Para isso, trouxemos parceiros importantes e de peso, com profissionais ligados à gastronomia. Assim, conseguiremos mostrar de forma expressiva o que a gastronomia itabirana tem a compartilhar”, reforçou o chef de cozinha do ITI.

“Itabira mais Doce”

Para os amantes no ato de saborear um bom pudim, este ano, o tradicional concurso “Itabira mais Doce” vai premiar as melhores três receitas da tradicional sobremesa. A iniciativa tem como objetivo oferecer os entusiasmados pela cozinha amadora, que possuem memória afetiva relacionada com a iguaria. O festival gastronômico tem público diverso e flutuante, considerando a 1ª edição. Durante às 12h de evento diário, o público estimado é de aproximadamente três mil frequentadores. No espaço kids, a expectativa é de realizar atividades para pelo menos 500 crianças e adolescentes. Para participar das oficinas e workshops é necessário se inscrever previamente, clicando aqui. As vagas são limitadas.

Fotos: Joana Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *