A Prefeitura de Itabira adquiriu, com recursos próprios, 22 novos veículos para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A novidade entre as aquisições são as três ambulâncias 4×4 para atender às comunidades da zona rural. Pela primeira vez, os moradores destas localidades, principalmente aquelas de difícil acesso, terão a assistência necessária. Duas ambulâncias foram entregues, por Marco Antônio Lage, prefeito municipal na sede dos distritos de Itabira, nesta segunda-feira (21). Apenas nos últimos meses, os distritos de Ipoema e Senhora do Carmo receberam investimentos como, a reforma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a contratação de novos médicos para que, não falte a assistência.
“É um sonho e uma necessidade. É um sonho porque, normalmente, a região rural e os distritos ficam sempre relegados ao segundo, ao terceiro plano. Sempre se investe lá na cidade e os investimentos mais significativos não chegam aqui. Nunca existiu uma ambulância 4×4 nos distritos. Essa é a primeira vez na história de Itabira que se investe nesse tipo de veículo de saúde. É um equipamento caro e completo, com instrumentos necessários para salvar vidas, confortável, para chegar em qualquer lugar e acessar qualquer paciente que precisa do socorro”, disse Marco Antônio Lage. A última vez que Itabira adquiriu novas ambulâncias foi em 2018, usados em transporte de pequeno porte.
A titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Clarissa Santos Lages ressaltou a importância das ambulâncias 4×4 para os moradores das localidades rurais: “Esses veículos são projetados para gerar muita tração e trafegar por terrenos praticamente impossíveis para a circulação de outros modelos como estradas lamacentas, rios mais rasos e até mesmo morros muito íngremes. Assim, independente de onde e como são nossas localidades rurais, as ambulâncias 4X4 chegarão até os moradores. Isso é promover a igualdade no Sistema Único de Saúde (SUS), a dignidade aos usuários da saúde pública e a integralidade da assistência do SUS,” avalia a gestora da SMS.
Itabira adquiriu três ambulâncias de grande porte, para atender os pacientes por meio do serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), além de transferências dos Hospitais Nossa Senhora das Dores (HNSD) e Municipal Carlos Chagas (HMCC), e altas hospitalares dos pacientes internados em Belo Horizonte; van adaptada com elevador para pacientes, via TFD, em consultas e exames em Itabira e Belo Horizonte; três veículos de sete lugares para as ações da Vigilância Sanitária; duas ambulâncias para consultas e exames em Itabira, tratamento de hemodiálise e fisioterapia dos pacientes acamados; e nove veículos para serviços administrativos.
Moradora da comunidade Quiabos, em Ipoema, Águida de Oliveira Santos agradeceu os investimentos realizados pelo Município na região. “Estamos muito felizes em receber essa ambulância 4×4 que há tantos anos a gente aguarda. Na época de chuvas, a ambulância não tinha condições nenhuma de deslocar para alguns locais que tem muito barro, lama e terra. Agora, com o 4×4 vai ser uma alegria para nós todos aqui em Ipoema”, celebrou Águida Santos. O capital investido foi de R$ 3.012.371. “É o dinheiro sendo revertido para a população. Esses investimentos são exemplo do carinho e da responsabilidade que temos de olhar para as comunidades”, ressaltou Marco Lage.
Deixe um comentário