Até o dia 15 de setembro, tutores de cães e gatos saudáveis, a partir de três meses de idade, podem vacinar seus animais contra o vírus da raiva, em 28 locais na cidade. A campanha antirrábica animal terá ainda dias D: 19 de agosto, e dois de setembro, dois sábados. A imunização contra a raiva é obrigatória e representa a ação mais importante na prevenção do aparecimento da doença. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a meta é vacinar 16 mil pets, sendo 14 mil caninos e dois mil felinos.
“O objetivo é imunizar o maior número de cães e gatos no menor espaço de tempo, no máximo 45 dias, para impedir que o vírus alcance a população, interrompendo, assim, o ciclo de transmissão”, explicou Natália Andrade, superintendente de Vigilância em Saúde. A raiva está presente em todos os continentes, afetando mais de 150 países. No mundo, a doença ainda é responsável por aproximadamente de 60 mil mortes em humanos, por ano e, na grande maioria dos casos, os cachorros são a fonte de infecção.
Esta zoonose tem grande impacto na população, pois é uma doença com potencial de atingir todos os mamíferos, com evolução, quase sempre, fatal. “Trata-se de uma doença infectocontagiosa, causada por um vírus que compromete o sistema nervoso central, sob a forma de encefalite”, esclareceu Natália Andrade. No ambiente urbano, cães e gatos são as principais fontes de infecção. Já no ambiente rural, o risco está representado pelos animais de produção, como: bovinos, equinos e suínos.
De segunda a sexta-feira, o ponto fixo será a sede da SMS na rua Jacutinga, 15, Campestre, entre 8h e 16h. Nos dias D: Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Santa Ruth/Santa Marta, Pará, Água Fresca, Amazonas, Eldorado, Gabiroba de Baixo, Gabiroba de Cima, João XXIII/Machado, Pedreira, Praia (duas UBS), Nova Vista, Bethânia e Barreiro; ponto de apoio da Itaurb na rua José Basílio Caetano, 369; e o Combem na rua Galiléia, 520; e na praça Acrísio Alvarenga.
Haverá equipes de imunização no local denominado Venda do Ouro nos bairros Pedreira do Instituto e Bela Vista; além do Terminal Rodoviário Genaro Mafra na rua Água Santa, e escolas municipais Professora Didi Andrade, José Virgílio Gazire, Américo Gianetti e Cesec (Centro Estadual de Educação Continuada). Todos os locais atenderão de 8h às 17h. Nas associações da vila São Joaquim, será de 8h às 12h; do Fênix e do Amazonas, às 8h até 17h, e finalmente e na Igreja da Vila Amélia entre 13h e 17h.
Na zona rural, a campanha segue o formato de vacinação extramuro, ou seja, três equipes volantes percorrem a região, de casa a casa, tendo como base a orientação de equipes das Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs). A vacina só pode ser aplicada em animais sadios. Não serão imunizadas exemplares prenhas e não contidos. “A contenção do animal é de responsabilidade do tutor. Animais que já tenham cartão de vacinação devem apresentá-lo à equipe de saúde,” finaliza o comunicado da SMS.
Deixe um comentário