Relação entre professor e aluno contribui no aprendizado de crianças 

Fonte: Faculdade Anhanguera

A escola tem um papel importante na primeira infância. Segundo especialistas, nesta etapa, do zero aos seis anos de vida é conhecida como período determinante para o desenvolvimento cognitivo, fundamental na formação do caráter e da índole. É nesse momento também que os pequenos conhecem o meio físico e social, sendo uma fase decisiva a construção de vínculos afetivos que acompanharam até a fase adulta. Torna-se papel das escolas promoverem o acolhimento e ficar, principalmente, ligadas às necessidades das crianças promovendo o diálogo e o respeito.

Para o professor de Pedagogia da Faculdade Anhanguera, Cezar Vieira Fernandes, a afetividade é um aspecto crucial no desenvolvimento das crianças, pois as trocas na primeira infância, seja com familiares, colegas e até com professores são as primeiras relações da criança. Portanto, a maneira como essas relações são cultivadas as ensinam a interagir, se comunicar e a desenvolver empatia. “O afeto está diretamente relacionado ao acolhimento e ao respeito, elementos essenciais para a formação de pessoas críticas e autônomas”, explica.

Por esse motivo o cuidado é uma qualidade que deve ser fazer presente em todas as ações nas escolas. “Com essas atividades, a criança é estimulada a colocar em prática a curiosidade, a criatividade e a imaginação, ações que contribuem para sua coordenação motora e física. O professor tem um papel essencial nesse processo, pois é ele quem conduz a prática pedagógica e deve ensinar as crianças a desenvolver seu potencial e expressar suas emoções e sentimentos. É importante que a escola promova uma rotina regular de diálogo com as famílias”, completa Cezar Fernandes.

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