Praça da Paz de Monlevade recebe espetáculo gratuito “João e Maria – A Opereja”

Foto: Guto Muniz

A agenda de espetáculos do Diversão em Cena em João Monlevade abre o mês de julho com uma atração especial para os moradores da cidade mineira. Na terça-feira (11), às 19h, na Praça da Paz, a Cyntilante Produções apresenta o musical infantil “João e Maria – A Opereja”. O espetáculo é uma adaptação da Ópera do compositor alemão Engelbert Humperdinck, inspirada no clássico João e Maria, dos irmãos Grimm, com transposição dos personagens, instrumentos eruditos e do canto lírico para a música e a cultura sertaneja. O musical tem duração de 65 minutos, classificação etária de três anos e entrada gratuita.

Personagens folclóricos estão presentes nessa verdadeira Ópera Sertaneja: a bruxa é o Papa-Figo, a fada do Orvalho é a Comadre Fulozinha. O saci Pererê, os cangaceiros e bacuraus também habitam a caatinga, onde João e Maria se perdem quando vão colher Pequi para o jantar. A casa de doces é feita de tapioca, pé-de-moleque, bolo de rolo, cocada e doce de leite. Foram poucas as montagens brasileiras dessa Ópera tão popular na época natalina em países como Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos. A ideia de adaptar o libreto, muito admirado por seus temas inspirados na música folclórica alemã, promete uma riqueza de detalhes da cultura sertaneja, tanto na música quanto na própria encenação.

Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação ArcelorMittal atua diretamente em duas vias: a formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural. Neste contexto, destaca-se o Diversão em Cena. Realizado em parceria com grupos e produtores culturais, que contam com patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Arames por meio das Leis Federal, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura, a iniciativa leva apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas de todo o Brasil. Em dez anos de programa, o Diversão em Cena já ultrapassou dois mil espetáculos e público de um milhão de pessoas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *