O evento ocorreu na data em que se comemora o dia internacional do orgulho LGBTQIA+
Nesta quarta-feira (28), a Delegacia de Itabira da Polícia Civil, participou da “1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos e Diversidade” promovida pela Secretaria de Assistência Social (SMAS). Compôs a mesa na abertura do evento, a Secretária de Saúde de Itabira, Clarissa Santos Lages, representando o Prefeito Municipal; a gestora da SMAS, Nélia Jerônimo Cunha; a Secretária de Educação, Laura de Souza Silva, o representante do Poder Legislativo, vereador Bernardo Rosa; e o Delegado, Diogo Luna Moureira.
Em seguida, o médico Eduardo Ribeiro Mundim, a ativista Matuzza Sankofa, em consonância ao Delegado de Polícia, Diogo Luna, promoveram reflexões e debates sobre diversidade de gêneros e direitos humanos. Os palestrantes discorreram sobre o processo de luta por direitos humanos das pessoas LGBTQIA+ e reforçaram a necessidade de estabelecer políticas públicas na saúde, assistência social, educação e segurança pública que, garantam direitos, e efetive o compromisso constitucional de se construir uma sociedade livre, justa e solidária.
“O perfil estático da segurança pública clássica, constituída apenas com o escopo de submeter súditos, desmonta-se em face de uma segurança processual, crítica de si mesma, que, para além da categorização de direito, assume-se como um projeto de compartilhamento e de corresponsabilidade. A construção da segurança democrática exige constante aproximação do órgão e a sociedade civil, sobretudo quando esta demanda ações estratégicas no processo de luta daquelas pessoas que, na diversidade, buscam reconhecimento,” disse Diogo.
Deixe um comentário