Itabira e Instituto Bromélia recebem prêmio “Cidades Inteligentes”

Foto: Prefeitura de Itabira

Serra dos Alves foi reconhecida através da gestão do Instituto Bromélia, nesta terça-feira (27), como merecedora do Prêmio Cidades Inteligentes, no trabalho desenvolvido em simbiose entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. A honraria, entregue em Belo Horizonte, é conferida por uma rede de parceiros voltada para a sustentabilidade dos municípios mineiros. A Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Bromélia, atua na comunidade rural de Itabira, de vocação turística.

A OSC é a responsável também por zelar pelo Parque Natural Municipal Alto Rio Tanque, na mesma região rural. Os recursos partem de dois termos de fomento, financiados pela Prefeitura de Itabira. As parcerias visam tanto a conservação ambiental da comunidade quanto a atração de turistas para um dos principais destinos de Itabira. O prefeito Marco Antônio Lage, os secretários Denes Lott e Vinícius Rocha, e o presidente e fundador do Instituto Bromélia, Carlos Andrade “Cabeça”, receberam a premiação.

Foto: Prefeitura de Itabira

Todos os trabalhadores do Instituto residem na comunidade, sendo 93% nativos, a maioria mulheres. “É uma gestão que evidencia a visão do poder público de Itabira, que hoje é voltada para as pessoas. Muitas vezes os distritos ficam esquecidos, mas essa parceria é a garantia de que haverá os investimentos necessários. Estamos falando de liberdade para gerir, de alívio para os cofres públicos e de oportunidades de trabalho, emprego e geração de renda para as pessoas locais”, disse Carlos Cabeça.

A OSC zela por cuidados e manutenções do patrimônio público e da gestão de áreas protegidas da comunidade e realiza atividades de educação ambiental com moradores, turistas e visitantes, oportunizando meios de relações humanas que proporcionam o desenvolvimento sustentável. “Um projeto magnífico e inovador, que alia desenvolvimento econômico e meio ambiente. Que vai ao encontro dos preceitos modernos, da sustentabilidade, que fazemos questão de praticar em Itabira”, comentou o prefeito Marco Lage.

Foto: Prefeitura de Itabira

A premiação, realizada desde 2017, visa selecionar, premiar e disseminar o  conceito das smart cities. “Premiação que vem coroar todo o trabalho que vem sendo desenvolvido, que envolve a gestão municipal, e toda comunidade de Serra dos Alves. Traz pertencimento e traz valor para toda a localidade”, resumiu Denes Lott. “A gente inova com uma gestão participativa, que privilegia a comunidade e valoriza a principal fonte de renda da Serra dos Alves, que é o ecoturismo”, completou Vinicius Rocha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *