Unifei capacita em segurança alunos de “Projetos Especiais”

Carlos Silveira e Rosemeire Garrett ministraram capacitação em segurança. Foto: Secom/Unifei

No dia 15 de junho passado, os servidores Carlos Henrique Silveira e Rosemeire de Oliveira Silvério Garrett, da Diretoria de Obras e Infraestrutura da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), ministraram o curso “Noções Básicas de Segurança do Trabalho para Equipes de Competição Tecnológica”. O evento foi realizado no campus do Sul do Estado, direcionado aos estudantes que fazem parte de “Projetos Especiais”, como Uai!rrior e Ex-Machina.

Os três principais tópicos tratados foram: Acidentes do Trabalho, Orientações para o Uso Correto do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Prevenção e Combate a Incêndios. A capacitação é uma ação prevista na Gestão de Riscos da Pró-Reitoria de Extensão para a prevenção de acidentes durante as atividades realizadas. Carlos Henrique fez introdução sobre segurança do trabalho e falou dos riscos a que os membros das equipes estariam sujeitos.

Foram apresentadas imagens de equipamentos em condições desfavoráveis que foram observadas nas oficinas das equipes da Unifei durante inspeção da Diretoria de Obras em 2016. Segundo os responsáveis pela capacitação, na época foi realizada uma análise de risco, e a Gestão de Riscos, à qual as equipes estão subordinadas, vem realizando melhorias. Foi apresentado vídeo demonstrando diversas condições de falta de segurança.

Carlos Henrique lembrou que a cada 15 segundos ocorre uma morte por acidente de trabalho no mundo e o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de acidentes do trabalho. Os acidentes de trabalho e suas definições constituíram a abordagem mais profunda na capacitação realizada. Segundo Carlos Henrique, qualquer acidente que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, existindo ou não lesão, é considerado acidente de trabalho.

“Para a prevenção de acidentes potenciais são realizados os controles de risco, que podem ser feitos a partir da fonte do acidente, da sua trajetória ou do próprio trabalhador de maneira individual”, explicou o palestrante. Quanto ao uso de EPIs, foi explicado que são equipamentos pessoais com a finalidade de prevenção (protetores auriculares, máscaras e botinas), mas, além deles, existem os equipamentos de proteção coletiva (EPCs).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *