Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Itinerante no interior do Estado

Foto: Tribunal de Justiça de Minas Gerais

O projeto Cejusc Itinerante, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, promoveu, nos dias 23, 24 e 25 de meio, mais três ações. Dessa vez, a iniciativa foi realizada nos municípios de Chapada do Norte, Berilo e Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha. Os cidadãos usufruíram de serviços de diversas naturezas, como atendimento do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), cadastro de tarifa social da Cemig, emissão das segundas vias das certidões de nascimento, casamento, e óbito.

Também foram realizadas: retificações de nomes, reconhecimento voluntário de paternidades, atendimento veterinário, atendimentos por parte do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), emissão de título de eleitor, cinema educativo para crianças, reuniões públicas, campanha de imunização (Gripe, Covid Bivalente, Pfaizer baby e pediátrica), aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido (sífilis, hepatite, HIV), aferição da saúde auditiva, avaliação antropométrica, orientações nutricionais, alistamento militar, atendimento do cadastro único (CadÚnico), entre outros.

Em Chapada do Norte, foram realizadas sete sessões de conciliação pré-processual, celebrados três acordos, 16 audiências processuais e celebrados cinco acordos, além de terem sido feitos 48 atendimentos pelo setor de cidadania. Berilo registrou sete sessões de conciliação pré-processual, com a celebração de um acordo; dez audiências processuais, com dois acordos delebrados; e 49 atendimentos pelo setor de cidadania do Cejusc. Já em Virgem da Lapa, o Posto de Atendimento Pré-Processual, extensão do Cejusc de Araçuaí, realizou cinco sessões de conciliação pré-processual, das quais duas resultaram em acordo.

Além disso, foram realizados 21 atendimentos e cidadania. Temporariamente, responde pelo Cejusc de Araçuaí o juiz da Comarca de Medina, Arnon Argolo Matos Rocha. Moradores dos municípios beneficiados, como o Sr. Antônio Leite Pereira, residente em Chapada do Norte, expressaram satisfação em razão da realização do evento. “Achei tudo ótimo. A passagem de Chapada do Norte para Minas Novas custa R$12. Ida e volta dá R$ 24 e a gente acaba gastando mais lá. Com esse evento a gente economizou bastante. Foi muito importante. Todo mundo educado. Senti que ganhei o dia só de ter vindo até aqui”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *