Vale prevê para esse ano, descaracterização do Dique Dois do Sistema Pontal

Dique Cordao Nova Vista. Crédito: Vale/Divulgação

A Vale avançou, para nova etapa preparatória das obras de descaracterização do Dique Minervino e Cordão Nova Vista, do Sistema Pontal, em Itabira. Nesta fase será construída uma bacia que reduz a velocidade da água e dá o destino adequado. O objetivo da medida é reduzir eventuais impactos das cheias no reservatório do dique, aumentando a segurança da estrutura e do Sistema Pontal, como informado nesta sexta-feira (2).

Dique Dois do Sistema Pontal. Foto: Arquivo

As obras serão executadas em horário comercial e contarão com monitoramento da qualidade do ar, ruído e vibração, além de ações para esclarecimento das comunidades, como estratégias para minimizar o impacto das obras de intervenção na rotina dos moradores. Além da segurança, a atuação traz benefícios econômicos com a geração de postos de trabalho.

Cordão Nova Vista. Crédito: Vale/Divulgação

A previsão é que, neste ano, cerca de 45 empregos, a maioria da região, devem ser gerados pela atividade. A eliminação de todas as estruturas construídas a montante no Brasil é um compromisso da Vale, além de atender às legislações vigentes sobre segurança de barragens. Em Itabira, metade das 10 barragens deste tipo, já foram eliminadas e a previsão é a conclusão de mais uma em 2023: Dique Dois do Sistema Pontal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *