Curso oferecido pelo Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), deu oportunidade a mais de 50 jovens, entre 16 e 24 anos, com trajetória em escolas públicas, cadastrados em projeto social no município, a receberem o diploma de técnico em administração, focado no empreendedorismo, e totalmente gratuito. Durante a cerimônia de formatura da primeira turma, a alegria e gratidão estavam estampados na face de cada formando, que agora estão capacitados para enfrentar de forma competitiva a vida profissional.
A iniciativa é parceria da Prefeitura de Itabira e a Fundação Itabirana Difusora de Ensino (Fide) para preparar empreendedores, capacitados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Além das disciplinas básicas, a qualificação ofereceu projetos com metodologias próprias de empreendedorismo e gestão, onde os alunos aprenderam na prática. “É uma emoção. Um sentimento de gratidão de ver a evolução e o quanto os alunos desenvolveram neste período. Esta oportunidade mudou, de fato, a vida deles”, disse a professora, Graziele Alves Santiago.
“A oportunidade de fazer um curso técnico, com um corpo docente de alto nível e experiência, foi única. Sem essa oportunidade, eu teria que fazer um investimento à altura. Mas, com o apoio da Prefeitura e, claro, pela sua visão futurista, um sonho foi realizado,” disse a formanda Elenice Soares Rosa. “Para mim foi uma experiência inovadora. Tive meu filho durante o curso e contei com apoio de todos: dos amigos, dos funcionários e dos professores que me mandaram as matérias. Eu me senti importante”, acrescentou a também formanda Márcia Jesus Ramos.
“Acompanhei todo o processo desde o início até a tão esperada formatura. Foram muitas transformações, experiências vividas e expectativas. Com o curso ela se tornou uma jovem mais confiante, expressiva e cheia de atitude. Uma oportunidade incrível que agregou conhecimento e certamente abrirá novas possibilidades. Gratidão a todos os envolvidos que possibilitaram aos jovens o acesso a essa formação”, relatou Luciana Alves, mãe da aluna Amanda Carvalho. Nova turma para o NEJ será formada em breve. Um aditivo no termo de fomento vai disponibilizar mais 70 vagas no curso de empreendedorismo.
Deixe um comentário