Cresce interesse para graduação na área da saúde

Segundo pesquisa realizada pela Pearson, feita com pais de jovens brasileiros com idade entre 11 e 17 anos, 64% disseram ter percebido aumento de interesse dos filhos em assuntos relacionados à saúde neste período. Os grupos universitários se cercam de infraestrutura para preparar estudantes de acordo com as demandas de diferentes empresas, e acelerar o ingresso no mercado de trabalho, por meio da educação. A pandemia aumentou o interesse de pessoas em cursos (técnicos e graduação) neste segmento.

Além disso, de acordo com o último levantamento da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), feito em 2022, cerca de 8% dos estudantes brasileiros estão matriculados na educação profissional e técnica. Para comparação, o número é cinco vezes maior (40%) nos países que integram a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e de 46% nas nações da União Europeia.

“Os cursos possuem curta duração, mas com grande habilitação para a atividade profissional. Corpo docente de alta qualidade, estrutura física, laboratórios de última geração, são atrativos que proporcionam ao aluno ensino de qualidade, com utilização de tecnologia de ponta”, comenta Rosani Lúcia Lima, diretora universitária. Na área da saúde, os cursos técnicos preparam o estudante para a atuação em hospitais, clínicas, laboratórios, escolas, centros de reabilitação, empresas e órgãos públicos.

O setor está aquecido desde o início da pandemia da covid-19, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), foram geradas 129.154 vagas para profissionais da saúde no período entre março de 2021 e março de 2022. Além disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou o novo piso salarial de R$ 3.325 para técnicos de enfermagem, além de outras áreas do segmento da saúde. Interessados podem encontrar mais detalhes sobre as variadas oportunidades de ensino e inscrições nos sites de ensino superior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *