Valério confirma participação no Campeonato Mineiro 2023

Foto: Arquivo

A diretoria do Valeriodoce Esporte Clube (VEC) bateu o martelo nesta quinta-feira (25), e decidiu disputar a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, edição 2023, o equivalente ao terceiro módulo do futebol profissional no Estado. O anúncio da participação ocorreu depois da reunião remota válida pelo Conselho Arbitral e Técnico, que definiu o regulamento da competição, na sexta-feira (26). Com 17 clubes, o formato da primeira fase será em quatro grupos, assim, o Valério enfrenta na etapa classificatória: o América de Teófilo Otoni, o Juventus de Minas Novas, e o Boston de Manhuaçu. Os dirigentes optaram pela regionalização nesta fase.

Torcida no Israel Pinheiro

O VEC está inserido na chave um. Apenas o grupo dois terá cinco participantes. A tabela será divulgada pela Federação Mineira de Futebol (FMF) apenas dia 25 de junho. Foram seis desistências: Araguari, Inter de São Gotardo, Manchester de Juiz de Fora, Santarritense de Santa Rita do Sapucaí, Uberaba e Valadares. A competição vai reunir apenas atletas com idade de até 23 anos, sem excessões, diferente dos anos anteriores, quando um hiato abria a possibilidade de cinco jogadores mais experientes. A disputa da fase classificatória ocorrerá entre 26 de agosto, e 21 de outubro.

Foto: Arquivo

A fase eliminatória começa no final de semana seguinte (28/10), e a final disputada no dia 25 de novembro. Os clubes se enfrentam em turno e returno, dentro do próprio grupo, classificando-se os dois melhores de cada chave para as quartas de final. A partir desta etapa, as partidas serão de ida e volta, e eliminatórias. Os demais grupos: Nacional, Pirapora, Paracatu, Mamoré e Araxá (2); Poços de Caldas, Atlético Três Corações, Villa Real e Guarani (3); e Coimbra, Contagem, Inter de Minas e Serranense (4). O representante da Terra de Drummond partirá para captação de parceiros, e intervenções para utilização do Israel Pinheiro.

Estádio do VEC

“Decidimos em participar, pela expectativa da comunidade itabirana, e em especialmente do torcedor, inclusive os que moram fora, e que querem ver o retorno à elite. Temos que seguir cumprindo os passos, o primeiro deles é a Segundona. Esse desejo de participar é para subir, para que em 2024 possa acessar a elite do futebol mineiro. Tivemos coragem e ousadia, e assim fomos ao arbitral, confiando na classe empresarial de Itabira. Vamos viabilizar publicidade no estádio e vender espaços nos uniformes. O Prefeito vai encaminhar para a Câmara, projeto de lei para parte dos recursos”, disse o presidente do Valério, João Mário de Brito.

“Estamos na fase de planejamento. Uma possível SAF pode trazer jogadores que se destacam do interior de São Paulo, essa conversa já existe, e está sendo bem positiva. Esse grupo traria apoio financeiro, talvez não o master, mas relativo. Temos outros planos, e nenhum está descartado. Ex-atletas que atuam na base conversaram, mas precisamos trazer um time com conjunto. Ganhamos uns dias, porque se esperava começar dia seis de junho. O estádio Israel Pinheiro pode receber status de arena, o AVCB é tranquilo retornar com a liberação das arquibancadas descobertas,” destaca João Mário de Brito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *