Sicredi promove educação financeira nos municípios de sua atuação

Foto: Sicred Liberdade

Entre os dias 15 a 21 de maio, acontece a 10ª Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira, com a finalidade de promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira. As cooperativas da Sicredi (incluindo a Sicredi Liberdade), com atuação no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais, intensificam a facilitação de turmas do seu programa de educação financeira, Cooperação na Ponta do Lápis.

O segmento cooperativista tem exercido protagonismo dentro da Semana ENEF, liderando o número de iniciativas específicas e campanhas em massa. Nesse contexto, o Sicredi tem se destacado desde 2016, atuando no setor em diferentes partes do país. Com o sucesso das iniciativas na Semana ENEF, o sistema percebeu a necessidade de um programa dedicado a promover a educação financeira de forma contínua e permanente.

Foto: Sicred Liberdade

Em conjunto com todas as cooperativas, Centrais e a Fundação Sicredi, foi criado o Programa Nacional de Educação Financeira: Cooperação na Ponta do Lápis. O Programa aplica o método COOPS, que é o método de transformação financeira, elaborado para auxiliar as pessoas passo a passo para a construção de hábitos financeiros sustentáveis a partir de cinco etapas: conscientizar, observar, organizar, preparar e sustentar.

A Sicredi Liberdade organiza turmas para crianças, adolescentes, pessoas físicas e empreendedores, associados ou não, durante todo o ano. Não só organiza, mais atende à demanda das comunidades locais, que já têm a instituição cooperativa como referência. Durante a Semana ENEF, o Sicredi também intensifica a divulgação da sua campanha “Educação financeira não é sorte, é conhecimento”, que demonstra a importância de conhecer sobre o tema.

Foto: Reprodução/Sicred Liberdade

As pessoas podem acessar a websérie “Sim ou Não, Dinheiro na Mão”, composta por três episódios, os quais fazem uma paródia dos programas de auditório, em que o participante é colocado dentro de uma cabine e deve responder sim ou não às perguntas do apresentador, mesmo sem ouvir, e sem saber o que está acontecendo no palco. O conteúdo pode ser acessado clicando aqui, onde também há mais informações sobre educação financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *