Predominância feminina em cargos de alta gestão no setor de Recursos Humanos 

O movimento feminista, que luta pela igualdade e diretos das mulheres, reflete nas últimas transformações do papel feminino na sociedade. Apesar das dificuldades, a influência da mulher no mercado de trabalho é cada vez mais expressivo. Segundo uma pesquisa feita pela Mercadômetro, que tinha o objetivo de entender a influência da mão de obra feminina nos negócios, apontou que as mulheres são maioria na área de recursos humanos e gestão de pessoas, com representação de 75,2% na área.

Os números também indicaram que a cada quatro profissionais qualificados, três deles são mulheres nos Recursos Humanos (RH). Além disso, dissertam sobre a predominância feminina em cargos de alta gestão, sendo que em cada 10 profissionais, 9 deles são especialistas e do gênero feminino. O estudo reflete na tendência mundial das mulheres ocuparem cada vez mais cargos estratégicos nas empresas e a expectativa é a de que os dados aumentem nos próximos anos.

Segundo a Coordenadora do curso de Recursos Humanos da Faculdade Anhanguera, Ana Cleonice Sá, as características femininas quando alinhadas às habilidades técnicas da área podem promover mudanças importantes no setor. “Pesquisas demonstram e reforçam que as mulheres conseguem lidar melhor com questões voltadas às relações humanas e ao comportamento dos indivíduos, fatores que fazem com que elas se destaquem na área de recursos humanos e gestão de Pessoas”, explica à docente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *