O raciocínio lógico influencia ingresso na Universidade, aponta Colégio da FSFX

Foto: Arquivo

Para a obtenção de bons resultados o corpo docente de instituições de ensino se mantém comprometida com a formação dos jovens pensadores, pesquisadores, que expressem suas ideias, adotando iniciativas e atuando em benefício da sociedade. Sabe-se que uma das etapas mais desafiadoras da vida de um estudante é o ingresso em uma universidade, seja pelo Sistema de Seleção Unificada/Exame Nacional do Ensino Médio (Sisu/Enem), ou por outros vestibulares tradicionais.

Para alcançar o objetivo, os estudantes precisam passar por batalha de conhecimentos. No entanto, há quem consiga se sobressair em diversas instituições de ensino. Um dos motivos, segundo especialistas, é o estímulo da capacidade de desenvolver o raciocínio lógico, ou seja, o desenvolvimento do exercício da cognição ou a capacidade de pensar rápido. O raciocínio lógico ajuda a organizar pensamentos e associar conteúdos, o que colabora para o aprendizado, que vai além de simplesmente passar no vestibular.

“Por isso, é tão importante que a instituição escolar estimule o raciocínio lógico”, comenta Breno Martins Zeferino, professor de História e mestre pela Fiocruz. “Entre as ferramentas que são essenciais nesse processo estão os cursos preparatórios para as Olimpíadas do Conhecimento, o Enem e os vestibulares seriados implementados em nossa instituição”, comenta a Superintendente do o Colégio São Francisco Xavier (CSFX), administrado pela Fundação de mesmo nome, Solange Liege dos Santos.

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