Itabira inaugura local exclusivo para Práticas Integrativas e Complementares de Saúde

Foi inaugurado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta terça-feira (2) espaço exclusivo para as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS). No local, além das atividades já existentes: Auriculoterapia, Lian Gong, Meditação e Biodança, o Espaço PICS contará com a inclusão das práticas de Acupuntura, Yoga, Shantala, Aromaterapia, Reiki e atendimento sistêmico com base na Constelação Familiar. A proposta do Espaço PICS é trabalhar na prevenção, promoção e recuperação da saúde da população.

“Um dos nossos compromissos é o de ampliar as práticas integrativas complementares. Estamos fazendo isso com a inauguração deste espaço. Itabira segue mais uma vez sendo exemplo para a nossa região. Estamos no rumo de implementar as práticas e ter isso como uma rotina, de forma mais expansiva. É só uma janelinha que se abre para um futuro, que pensa na população, não apenas para curar doenças e tratar as pessoas nos hospitais, mas para evitar que elas cheguem lá”, disse Clarissa Lages, gestora da SMS.

Itabira já investe em novas práticas, e agora terá um local adequado para receber os usuários. No novo espaço, o foco está na prevenção dos males que afetam a saúde física dos indivíduos, levando em conta todas as possibilidades que as PICS proporcionam para a assistência em saúde. “Nosso governo está avançando na saúde mental, atendendo melhor a população, mas avançamos principalmente na saúde primária. As PICS nada mais são que a atenção ao indivíduo antes de adoecer”, disse o prefeito Marco Antônio Lage.

Ele também lembrou que está ampliando a atenção às Unidades Básicas de Saúde (UBS), com reformas, e ampliação do atendimento. “Com mais médicos e outros profissionais de saúde, remodelando geograficamente, as instalações das novas unidades, e com a reforma daquelas que já existem,” disse Marco Lage. As PICS continuam nas UBSs, praça Acrísio Alvarenga e no bairro Praia. Todos os instrutores são servidores da SMS, especializados nas modalidades que ministram, com experiência e conhecimento técnico.

A enfermeira e servidora, Luciana Oliveira Constâncio, lembrou que as práticas são utilizadas para garantir o bem-estar físico, mental e social, como fatores determinantes de saúde, utilizadas com eficácia, qualidade, uso racional, acesso e abordagem necessária de forma integral e dinâmica do processo saúde-doença no ser humano. “Sabemos que, com essas práticas, é possível atuar na prevenção de agravos, na promoção, manutenção e recuperação da saúde, tendo por base um modelo de atuação humanizada e centrada na integridade do indivíduo,” disse a profissional de saúde.

“Como médico, nos baseamos sempre nos dados científicos. No entanto, existem práticas que são louváveis. As PICS são uma alternativa. Mas, não devemos nunca nos afastar e deixar que a doença venha a ser prolongada ou piorada. As PICS são práticas integradas, mas não podem atrasar o tratamento. As práticas são alternativas que devem ser alinhadas ao tratamento convencional. E assim, com a implantação de novas práticas e ampliação do serviço, a Prefeitura abre mais um leque nos cuidados primários”, explicou o vice-prefeito Marco Antônio Gomes.

A nova unidade de saúde pública será na rua Nossa Senhora da Piedade, 32, bairro Campestre. O espaço é compartilhado com o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (Capsi). O Espaço PICS ocupa três salas: dois consultórios e uma recepção e o pátio. “Nos próximos dias mudaremos o serviço da atual sede para fazer a reforma que precisamos. E ainda, adquirimos uma casa onde será implantado o serviço de residência terapêutica”, finaliza Clarrisa Lages. Para ser atendido no Espaço PICS, o usuário deverá procurar UBS de referência para encaminhamento.

Fotos: Prefeitura de Itabira

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *