O Hospital Márcio Cunha em Ipatinga, administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX) foi selecionado para participar do estudo de “Prevalência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) na Maternidade”. A pesquisa é desenvolvida pelo Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre (RS) em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde para estimar a prevalência e os fatores associados à infecção por HTLV (Vírus Linfotrópico de Células Humanas) e ISTs em parturientes de todo o Brasil.
O desenvolvimento do estudo acontece em âmbito nacional, de forma simultânea em diversos centros de pesquisa. A coleta de dados compreende entrevista e coleta de material biológico para exames. A pesquisa no Márcio Cunha vai incluir parturientes de 16 a 49 anos de idade. Estima-se a participação de 400 parturientes, em um período de até seis meses. Como parte do processo de treinamento no protocolo da pesquisa, a equipe do Núcleo de Ensino, Pesquisa, Extensão o e Inovação da FSFX, e o pesquisador local, Dr. Renilton Aires Lima, da maternidade do hospital.
O recrutamento acontece de forma voluntária. A pesquisa está prevista para iniciar no mês de maio deste ano. Alessandra Bastos Borges, analista de Ensino e Pesquisa da FSFX, destaca o caráter transdisciplinar do projeto, que envolve diferentes áreas de expertise, como vigilância de IST e saúde pública. “Os resultados esperados têm potencial de causar grande impacto nas políticas públicas e na ciência, na medida em que trarão dados e respostas inéditas de epidemiologia e fatores associados. Também pode contribuir para a inclusão desses exames durante o pré-natal pelo SUS”, explica a analista da FSFX.
Deixe um comentário