Como blindar os idosos das armadilhas das redes sociais

Foto: Arquivo

As redes sociais ocupam grande espaço na vida da maioria dos idosos no Brasil, que é o segundo país do mundo que mais acessa essas redes. Portanto, é natural que os golpistas foquem onde as pessoas passam a maior parte do seu tempo para tentar roubar dinheiro. São muitos os métodos usados pelos ciber criminosos, por exemplo, é comum que se vincule mensagens chamativas de celebridades como isca. Adolescentes e idosos geralmente têm características que auxiliam os criminosos, como a curiosidade e tempo vago.

Existe certo grau de inocência em ambos que facilitam as ações. Esses grupos estão sempre clicando nessas mensagens ou entrando em links suspeitos, e aí que está o perigo. Pois, ao clicarem geralmente sofrem com problemas. Iscas comuns são convites para participar de concursos, sorteios ou ganhar prêmios. A superexposição nas redes sociais também é ótima dica para a atuação dos golpistas. Os idosos também sofrem com golpes como do falso empréstimo consignados, com a criação de páginas falsas de instituições financeiras, nas quais os criminosos coletam os dados pessoais da vítima.

Em relação aos adolescentes, são muitos os golpes, como o da gincana de programas de TV, golpe da compra e venda de objetos em sites particulares da internet, bilhete premiado e golpe da bolsa de estudo. Ou seja, são muitas as opções de golpes que ameaçam esses grupos, sendo necessária grande atenção para se blindar. Lembrando que mesmo tomando todas as medidas de segurança, os ciber criminosos estão sempre criando uma forma de para quebra as medidas de segurança. Assim, o caminho é sempre conversar e educar esses grupos em relação os possíveis riscos que correm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *