Itabira, e mais nove municípios do Estado de Minas Gerais são finalistas da 2ª edição do “Prêmio Municípios Mineradores – Qualidade da governança pública em municípios com mineração”, idealizado pelo Ministério de Minas e Energia, e realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e Agenda Pública. No total, são 24 finalistas divulgados nessa quarta-feira (12). Os ganhadores das oito categorias analisadas serão conhecidos dia 31 de maio, em Brasília (DF).
As cidades que concorrem por Minas Gerais, são, além de Itabira: São Gonçalo do Rio Abaixo, São Sebastião da Vargem Alegre, Passa Tempo, Piracema, Itatiaiuçu, Sarzedo, Bela Vista de Minas, Paracatu e Itabirito. O Prêmio Municípios Mineradores tem como objetivo incentivar e difundir práticas efetivas de gestão pública, que evidenciam a qualidade e performance dos serviços públicos, atendendo diretamente às necessidades da população.
A premiação ocorreu pela primeira vez em 2022. Na edição deste ano, são três disputas em cada categoria. Ao todo, oito cidades serão premiadas nas distintas dimensões e outras cinco, reconhecidas por sua atuação regional, uma em cada macrorregião. O prêmio reconhece a qualidade em atividades de mineração, em temas como: saúde, educação, proteção social, infraestrutura, meio ambiente, gestão, finanças, e desenvolvimento econômico.
Itabira concorre na categoria “gestão”, com Bela Vista de Minas e Paracatu. Na última edição do prêmio, Itabira foi premiada nesta mesma categoria. “O objetivo do prêmio é mapear e reconhecer o bom desempenho da gestão nos municípios com atividades de mineração. Queremos destacar boas práticas na entrega de serviços públicos à população, resultado de uma boa governança pública”, afirma Sergio Andrade, diretor executivo da Agenda Pública.
Deixe um comentário