O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian apontou que as vendas do varejo físico caíram 0,2% em março deste ano em comparação com o mês anterior. “Desde o início de 2023 a atividade varejista acumula retração de 1,3% sendo o mês de março o terceiro mês consecutivo de queda”, comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
A análise por setor mostrou que apenas o de “Materiais de Construção”, bem como “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática”, marcaram alta de 0,2% e 0,1%, respectivamente. Por outro lado, o segmento de “Veículos, Motos e Peças” teve o maior tombo, registrando queda de 4,6%. Luiz Rabi explica que a maior parte da população continua com o poder de compra reduzido.
“Dois dos principais fatores que ocasionam esse comportamento nas pessoas são a inadimplência e o encarecimento de insumos, bens materiais etc. Com a taxa de juros, que se manteve em 13,75% ao ano e, ainda assim, não conseguiu frear a inflação, encorajar o consumo se torna mais desafiador e isso é sentido no fluxo de caixa das empresas brasileiras,” finaliza o economista.
Deixe um comentário