Ação solidária “Páscoa Sapé,” leva estudantes para novas vivências na Mata do Intelecto

Alunos aprenderam sobre “bomba de sementes”

Aproximadamente 92 estudantes do ensino básico, com idade entre quatro e dez anos viveram momentos de descontração, vivências relacionadas a preservação ambiental e puderam conhecer parte do Parque Natural Mata do Intelecto, na quarta-feira (5). Guiados por monitores e educadores, com apoio do Instituto Inovação, Transformação e Igualdade Social (ITI), que ofertou transporte e os ovos de chocolate, antecipando as comemorações da Páscoa.

“Esta ação tem como objetivo, levar diversão e atividades temáticas aos alunos da Escola Municipal Alice Martins Fontes, localizada no Sapé. Os jovens estudantes foram levados até a reserva ambiental do município, para participarem de diversas atividades, piquenique temático, brincadeiras, e além de aprender, receberam os ovos de chocolate, símbolo da Páscoa, para as crianças,” destacou o Instituto ITI, ao descrever a ação solidária denominada: “Páscoa Sapé”.

Os alunos realizaram uma das atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), batizada como “bomba de sementes”, que se consiste na orientação de um novo método de semeadura, considerado mais prático e efetivo, ideal para ser implantado em áreas consideradas de difícil acesso, ou naqueles locais onde se planeja realizar o reflorescimento, principalmente em áreas devastadas. E poderá ser usado também na região onde os estudantes moram.

“Aproveitamos a Semana Santa, época de ressurreição, para conhecer um pouco mais da natureza. Elas aprenderam e puderam levar pra casa a ‘bomba de sementes’. Um momento agradável e prazeroso, que deixaram todas as crianças encantadas. Além de sair da região onde moram, Pedros, Laboriaux e Ribeirão São José, algo diferente para eles “, disse a diretora da instituição de ensino, Beth Souza. O Rotary Clube Itabira-Cauê e o Rotaract deram apoio à iniciativa.

“Essa atividade faz parte do projeto ‘Crescer Sustentável’ que temos no Instituto ITI, e que trabalha a criança e o adolescente, durante o ano inteiro. A Escola do Sapé é do coração, e parceria de longa data. Temos uma paixão muito grande com todas as crianças da zona rural. Eles conhecem muito aquele território, e tiveram a oportunidade de visitar também a Mata do Intelecto, um lugar fantástico e lindo”, destacou Rodrigo Bernardi, presidente do ITI.

Fotos: Escola Alice Martins Fontes e Instituto ITI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *