Itabira: “Matadouro” volta a operar normalmente

Foto: Agromove

O frigorífico conhecido popularmente como “matadouro” usado na produção de alimentos de origem animal, está regularizado e já opera normalmente desde sexta-feira (31). O processo de modernização e adequação foi concluído no início do mês passado, após ações de fiscalização conduzidas pelo Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Visita dos secretários ao matadouro

A atualização contou com parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA). O seu gestor Rupert Barros, acompanhado do colega Danilo Alvarenga (Secretaria de Governo/SeGov) conferiram tudo in loco, acompanhados do médico veterinário Alexandre Lopes, do Consmepi, que vai orientar as operações. Eles conversaram com os proprietários, sobre os processos do empreendimento.

Foto: Arquivo

O estabelecimento está autorizado para abate de bovinos, suínos e bubalinos, com rótulos de carcaças e miúdos. “Todos os animais são abatidos dentro das normas técnicas. O consórcio está em inspeção permanente e a população pode ter certeza que vai consumir o melhor produto possível, produzido de forma adequada e com inspeção rigorosa”, disse o veterinário Hilton Rodrigues, um dos proprietários do frigorífico.

Foto: Prefeitura de Itabira

Todo o processo foi informatizado e modernizado. “É um ganho muito grande para o município e para toda região o funcionamento deste estabelecimento de forma correta e registrada, assegurando a qualidade física, química e microbiológica dos produtos que saem daqui, que são carcaças, carnes bovinas e suínas e seus miúdos”, avalia o veterinário Alexandre Lopes. Prefeitura de Itabira atuou na retomada do empreendimento.

Danilo Alvarenga

Os secretários municipais citaram a importância econômica e produtiva do frigorífico. “O município está à disposição, junto ao Consmepi, para melhorar cada vez mais a produção e continuar com este trabalho que é fundamental para a população, seja na geração de emprego, na movimentação financeira e na garantia de produção de alimentos de qualidade”, aponta o responsável pela SeGov, Danilo Alvarenga.

Rupert Barros

Foram adaptados novos procedimentos e a regularização normativa. “A retomada se dá com toda responsabilidade na segurança alimentar e tendo apoio da Prefeitura junto ao Consmepi na fiscalização dos alimentos que serão distribuídos. Importante ressaltar que o frigorífico, junto ao Consmepi, tem maior agilidade e proximidade junto aos processos que são desenvolvidos”, finaliza Rupert Barros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *